Com projeção otimista da safra de grãos, Tiplam aumenta capacidade

O terminal atingiu um marco histórico, ao realizar o primeiro embarque de mais de 70 mil toneladas em um único navio, carregado de açúcar

A projeção otimista para a safra nacional, que deve bater recordes em 2023, tem animado a VLI – operadora da Ferrovia Centro-Atlântica. Isso também porque a companhia realizou, recentemente, um aumento da profundidade no canal do Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), localizado na parte central do porto de Santos.

“O desassoreamento do canal é uma atividade rotineira nos portos brasileiros, que realizamos a cada dois anos para manutenção no Tiplam. O serviço é fundamental para dar continuidade ao volume crescente de exportações por meio do terminal e reforça a capacidade da companhia de atender aos nossos clientes em um período em que são esperadas safras recordes de açúcar e de grãos”, explica o gerente-geral de Operações do Tiplam, Denilson Fernandes.

Só no ano passado foram exportadas cerca de 8,1 milhões de toneladas de produtos agro pelo Tiplam. Esse número superou a marca de 2021, que ficou em 7,3 toneladas. Em 2022 o Terminal Portuário movimentou 11,7 toneladas.

Denilson ainda lembra que o embarque de cargas feito pelo Tiplam é uma etapa importante na cadeia logística do Corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica. “Os terminais integradores de Guará (açúcar) e Uberaba (grãos) recebem e encaminham para o Tiplam, através da FCA, a safra de algumas das principais regiões produtoras do país como Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Atualmente, o terminal é responsável pela movimentação de cerca de 1/5 do açúcar exportado pelo Porto de Santos.”

LEIA MAIS: JSL assina contrato histórico para transporte de madeira

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!