CNT participa de reunião do Comitê de Regulação Ferroviária da FGV

Na pauta do encontro estava o debate sobre os aspectos regulatórios do novo marco das ferrovias

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) esteve presente na reunião do Comitê de Regulação Ferroviária da FGV (Fundação Getulio Vargas), realizada na segunda-feira, 3, no Rio de Janeiro (RJ). Como membro do grupo, a entidade foi representada pela gerente executiva de Relações com o Poder Executivo, Danielle Bernardes. A gestora participou do debate sobre aspectos regulatórios do novo marco das ferrovias brasileiras e as expectativas do setor ferroviário brasileiro para o futuro.

O Comitê é uma iniciativa da Escola de Direito da FGV no Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), em parceria com a FGV Transportes. O objetivo do grupo é fomentar as melhorias regulatórias necessárias ao desenvolvimento desse setor tão relevante para o crescimento econômico do país e para a sociedade brasileira.

O sistema ferroviário transporta grandes volumes de carga a um custo baixo, tanto em relação à frete quanto na questão de custos ambientais, pois trata-se de uma modalidade que consome menos energia e emite menos poluente. Ele também atende a cargas que têm uma vocação natural para tipo de transporte, com escoamento mais rápido e barato. Além disso, por transportar maior quantidade de massa a longas distâncias, tende a ter o frete de 20% a 40% mais barato do que o modo rodoviário.

A abertura da reunião foi feita pelos professores Sérgio Guerra, diretor da FGV Direito Rio; Péricles Gonçalves, coordenador de Projetos Institucionais da FGV Direito Rio; e Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes e coordenador do Comitê de Regulação Ferroviária. O grupo reúne as mais variadas instituições e organizações (stakeholders) com interesse nos projetos, atividades, metas e resultados para este tipo de transporte. Seu perfil é voltado para um ambiente neutro e de discussão qualificada da regulação setorial.


Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!