Mahle inaugura Centro de Biomobilidade e diretor comenta a iniciativa

Everton Lopes comentou os objetivos da empresa com a inauguração

Recentemente a Mahle inaugurou seu Centro Global de Biomobilidade em Jundiaí (SP),  com a ideia de apoiar o desenvolvimento e a implementação global de motores de
combustão sustentáveis com biocombustíveis renováveis e biomateriais.

A nova unidade é um dos dos maiores centros de desenvolvimento de motores da América do Sul, com recursos dedicados ao desenvolvimento de engenhos a combustão interna, o que inclui testes com combustíveis sustentáveis. A iniciativa também contará com a colaboração de outros centros tecnológicos nos Estados Unidos e Índia.

Everton Lopes Para compreender melhor os objetivos da empresa, Frota&Cia conversou com Everton Lopes (foto), Diretor de Tecnologia América do Sul e Chefe do Tech Center de Jundiaí. Confira abaixo:

Frota&Cia – A Mahle quer direcionar o mercado para alguma biotecnologia ou será sob demanda?

Everton Lopes – A MAHLE está trabalhando globalmente para desenvolver tecnologias voltadas à descarbonização da mobilidade em uma estratégia denominada MAHLE 2030+. Nessa estratégia, a MAHLE desenvolve tecnologias inovadoras para eletrificação, sistemas de gerenciamento térmico para a mobilidade mais eficiente e confortável e o motor a combustão interna sustentável, utilizando combustíveis renováveis alternativos ao fóssil. Nessa linha, diversas tecnologias e produtos estão sendo aplicadas conforme a demanda do mercado, sempre com foco na mobilidade sustentável.

Frota&Cia – Quais sistemas de biotecnologias serão desenvolvidos para veículos comerciais?

Everton Lopes – Para veículos comerciais há uma grande demanda de soluções para descarbonização, pois em veículos pesados como caminhões de longa distância, a eletrificação não será uma solução de curto prazo, necessitando de alternativa efetiva ao diesel fóssil. No Brasil, o transporte corresponde a 12% do total de emissões de CO2 do país, onde grande parte dessa emissão é proveniente dos veículos pesados. Nessa linha é muito importante obter uma rápida solução para substituição ao fóssil, sem aumentar consideravelmente os custos de operação, por isso os combustíveis renováveis desempenham papel fundamental nessa transição. Com base nisso, os desenvolvimentos locais da MAHLE devem focar em viabilização de combustíveis renováveis como rápida e efetiva solução de curto prazo, envolvendo componentes de motor, sistemas de filtração e gerenciamento térmico.

Frota&Cia – Que parcerias a empresa buscará realizar para alcançar esses propósitos?

Everton Lopes – Para o centro global de biomobilidade, a MAHLE terá como parceiros toda a rede de desenvolvimento de biocombustíveis e biomateriais já existente no Brasil, que são os centros de pesquisas nas diversas universidades, as montadoras e sistemistas que já atuam no desenvolvimento dessas tecnologias e as agências reguladoras e associações existentes.

Mahle
Inauguração do Centro de Biomobilidade

Frota&Cia – Quais mercados deverão ser beneficiados com os desenvolvimentos feitos em Jundiaí?

Everton Lopes – Os desenvolvimentos realizados em Jundiaí têm foco global, em especial os mais de 30 países onde o biocombustível já é aplicado e terá um crescimento nos próximos anos, após o lançamento da iniciativa pelos países do G20, denominada Aliança Global de Biocombustíveis, onde países como, Brasil, Índia, Tailândia, Itália, Estados Unidos, entre outros, fazem parte e reconhecem a importância dos biocombustíveis como uma das vias possíveis para a descarbonização da mobilidade.

Frota&Cia – A Mahle possui condições de conduzir todas as etapas de desenvolvimentos no Brasil? Ou parte será feita na Alemanha?

Everton Lopes – O Tech Center da MAHLE em Jundiaí é um dos 12 centros de pesquisa e desenvolvimento do grupo MAHLE em nível global e está equipado com laboratórios modernos e equipe capacitada para realizar o desenvolvimento de tecnologias, portanto, haverá sim colaboração entre as regiões, mas com autonomia no Brasil para avançar com agilidade nesses desenvolvimentos.

Frota&Cia – Quais projetos serão prioritários?

Everton Lopes – Diversos projetos estão em andamento, entre eles, projetos com o foco de desenvolvimento de biomateriais para aplicação de materiais sustentáveis na indústria automotiva e com baixa emissão de CO2 na produção, assim como o desenvolvimento de tecnologias de motores que usem de forma mais eficiente o Etanol em motores flex fuel ou motores multi combustível aplicado ao agronegócio, que possam utilizar biometano e etanol. Além disso, desenvolvimentos avançados de Biodiesel, com objetivo de aumentar o teor existente na mistura atual, sem causar danos aos motores e seus sistemas.

Frota&Cia – Há quanto espaço para aperfeiçoar os motores térmicos?

Everton Lopes – Os motores térmicos avançaram muito nas últimas décadas em termos de eficiência e emissões. Os próximos passos no desenvolvimento tecnológico focarão na sustentabilidade do motor a combustão, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa no ciclo total de vida, portanto, o desenvolvimento de motores que utilizem de forma eficiente os combustíveis renováveis será o tema central e está alinhado com a estratégia da MAHLE.

Frota&Cia – É possível que um motor térmico atinja eficiência energética e zero emissões igual a um elétrico?

Everton Lopes – Não. A eficiência da máquina térmica não poderá alcançar o nível de um motor elétrico. No entanto, lembro que o tema sustentabilidade não está somente associado a eficiência, mas principalmente as emissões de gases de efeito estufa e a utilização de minerais críticos, que devem ser levados em consideração em uma análise comparativa entre tecnologias.

Mahle
Inauguração do Centro de Biomobilidade

Frota&Cia – Quais são as etapas de um desenvolvimento?

Everton Lopes – As etapas compreendem o desenvolvimento do conceito dessas tecnologias e a validação, comprovando seu funcionamento no ambiente da aplicação. Logicamente, a validação passa em início por testes de laboratórios e após essa etapa, seguem para validação na aplicação.

Frota&Cia – A Mahle será capaz de superar os problemas do biodiesel?

Everton Lopes – O foco desse novo centro será endereçar todos os desafios tecnológicos relativos a biocombustíveis e biomateriais, que o mercado indicar como relevante para o futuro do negócio. Nessa linha, encontrar uma solução renovável ao Diesel fóssil, faz parte do portfólio de projetos.

Frota&Cia – Quais serão os produtos que a Mahle desenvolverá pela eficiência bioenergética (quais peças)?

Everton Lopes – Componentes de motor, sistemas de filtração e gerenciamento térmico, além de apoiar empresas a desenvolver combustíveis renováveis avançados.

LEIA MAIS: Maio Amarelo: os 5 níveis da Mobilidade Autônoma

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!