CCR vence leilão de concessão da Rio-Santos e Dutra

A licitação foi feita com critério de julgamento híbrido: pelo maior desconto nos valores dos pedágios e o maior valor de outorga fixa

A concessionária NovaDutra, agora responsável pela Via Dutra (BR-116) e Rio-Santos (BR-101), cobra pedágio mais barato, desde esta terça

O grupo CCR venceu o leilão da concessão de 625,8 quilômetros (km) das rodovias BR-101 (Rio-Santos) e BR-116 (Presidente Dutra) nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o contrato será de 30 anos e prevê investimentos de R$ 14,83 bilhões, custos operacionais de R$ 10,9 bilhões e geração de 218,7 mil empregos (diretos, indiretos e efeito-renda).

A licitação foi feita com critério de julgamento híbrido: pelo maior desconto nos valores dos pedágios (limitado a 15,31%) e o maior valor de outorga fixa. A CCR ofereceu desconto máximo, de 15,31% e outorga de R$ 1,77 bilhão. A concorrente, grupo EcoRodovias, ofereceu desconto de 10,6%.

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O trecho concedido na BR-116 terá 355,5 km do entroncamento da rodovia com a BR-465, no município de Seropédica (RJ), até o entroncamento da BR-381 e a SP-015 (Marginal Tietê), na capital paulista. Já a BR-101 terá 270,3 km do entroncamento da rodovia com a BR-465, no município do Rio de Janeiro (bairro Campo Grande), até Ubatuba (SP).

A CCR deverá realizar a construção de 590,9 km de faixas adicionais; 25,2 km de faixas reversíveis; 46 km de barreiras antirruído; 144 km de vias marginais; 4 postos de descanso, e 129 passarelas, entre outras obras. Além disso, há previsão para a duplicação de 80,1 km na rodovia Rio-Santos (do km 416 ao km 496,1), o que deverá ocorrer a partir do sexto ano da concessão.

Governo sanciona mudanças no sistema de cobrança de pedágios

A concessionária também terá que implantar o sistema free flow para a cobrança de pedágio, que garante ao usuário o pagamento do valor proporcional ao percorrido na rodovia.

Fonte: Istoé e Poder 360

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