Câmeras pegam motoristas ao celular ou sem cinto em Uberlândia

Rodovias federais sob concessão para a EcoRodovias recebem fiscalização com auxílio de IA para identificar infratores

Motoristas sem cinto de segurança ou mexendo no smartphone serão identificados por câmeras | Imagem meramente ilustrativa gerada por IA | Frota&Cia
Motoristas sem cinto de segurança ou mexendo no smartphone serão identificados por câmeras | Imagem meramente ilustrativa gerada por IA | Frota&Cia

As concessionárias Eco050 e Ecovias do Cerrado, subsidiárias da EcoRodovias, responsáveis pela administração das rodovias BR-050 e BR-365, instalaram câmeras com recurso de Inteligência Artificial (IA) capazes de detectar usuários que estejam sem cinto de segurança ou manuseando equipamentos celulares ao volante no trecho urbano de Uberlândia-MG.

De acordo com o comunicado, o intuito é auxiliar o trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na identificação de infrações graves e, dessa forma, diminuir a quantidade de acidentes de trânsito e de vítimas feridas ou mortas nessas ocorrências.

Os equipamentos são os primeiros do tipo em funcionamento em Minas Gerais e foram instalados nos quilômetros 81 da BR-050 e 629 da BR-365, ambas no sentido centro urbano. Por meio de um algoritmo, as câmeras captam, analisam imagens e, caso detectem uma infração, enviam alertas em tempo real para um sistema integrado ao Centro de Controle Operacional (CCO) das concessionárias.

Logo após a notificação ser recebida na central, a PRF pode avaliar as imagens, identificar os veículos e emitir as notificações aos motoristas infratores. O sistema passou a funcionar no início de dezembro passado, tendo registrado uma média de 30 infrações por dia.

É um número que nos chama atenção porque sabemos que o manuseio de celular ao volante é um dos principais causadores de acidentes de trânsito. Além disso, a falta do cinto de segurança aumenta consideravelmente os riscos de morte em colisões. Por isso, nossas concessionárias têm um interesse cada vez maior em investir em avanços tecnológicos como esse. É uma maneira eficaz de diminuir os acidentes, salvar vidas e educar os usuários”, afirma o Bruno Araújo Silva, gerente de Operações da Eco050 e da Ecovias do Cerrado.

Segundo o inspetor Arthur Rocha, chefe da Delegacia da PRF de Uberlândia, a tecnologia contribui com o trabalho policial. “As câmeras ampliam a eficácia da nossa fiscalização, pois permitem que estejamos em dois locais diferentes, simultaneamente, sem que desloquemos efetivos até esses pontos. Assim, também podemos direcionar parte dos nossos recursos a outras operações de segurança, reforçando o combate ao crime e a segurança dos usuários”, diz.

As concessionárias trabalham agora para integrar o sistema diretamente à delegacia da PRF em Uberlândia, possibilitando, assim, que a autoridade policial faça a fiscalização a qualquer hora do dia e fora das dependências do CCO.

Nosso maior interesse está na ampliação do uso da tecnologia em favor da segurança viária aos usuários e investiremos cada vez mais nisso. Cabe destacar que esse é mais um projeto que estamos executando nesse sentido. Na BR-050, por exemplo, a Eco050 iniciou o monitoramento por radares de velocidade média em Uberaba, enquanto nas BRs 364 e 365, a Ecovias do Cerrado foi pioneira na implementação de balanças de pesagem em movimento na velocidade da via, que ajudam a coibir acidentes causados por veículos comerciais com excesso de carga”, conclui Bruno Araújo Silva.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!