Atualmente, mesmo com os avanços tecnológicos, ainda existem populações que, por viverem longe de grandes centros, sofrem impactos negativos no abastecimento de itens essenciais para seu cotidiano. A cabotagem é um ponto importante para combater o problema.
Segundo dados do Projeto Povos Ribeirinhos, lançado em 2020, uma iniciativa da Secretaria Geral das Missões (SGM) que visa apoiar ações que beneficiam à qualidade de vida das comunidades ribeirinhas brasileiras, 37 mil pessoas vivem isoladas, à beira dos rios que cortam o maior estado brasileiro, o Amazonas, cujo acesso só é viável de barco.
Nesse cenário, a cabotagem assume um papel fundamental para atender às necessidades dos lugares mais remotos do país.
“O Brasil possui praticamente 8 mil quilômetros de costa litorânea, facilitando a escolha pela cabotagem como principal modal de conexão do país. Com isso, os custos dos produtos transportados através do navio podem ser reduzidos entre 15% a 20% em relação ao modal rodoviário. Isso pode impactar positivamente o custo de vida de toda uma região”, afirma Valter Branco, Gerente de Transportes Multimodais da Mercosul Line.
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Em dezembro de 2020, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 4.199/2020, o BR do Mar. O programa de incentivo à cabotagem (navegação entre os portos do país).
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