A BYD, gigante chinesa do setor de veículos elétricos, em parceria com a operadora chilena Metbus, atingiu um marco significativo na América Latina com a conclusão da renovação de uma frota de 950 ônibus 100% elétricos que circulam no sistema de transporte público Red Movilidad, em Santiago. A capital chilena consolida-se, assim, como uma referência mundial em mobilidade urbana de emissão zero.
O anúncio marca a entrada em operação de um novo lote de veículos, composto por 94 ônibus articulados e 30 de dois andares, que já estão sendo utilizados em corredores de alta demanda da cidade. O feito foi celebrado em um evento que contou com a presença do ministro dos Transportes e Telecomunicações, Juan Carlos Muñoz, da diretora do Transporte Público Metropolitano, Paola Tapia, da ex-ministra Gloria Hutt, de executivos da UITP (Associação Internacional de Transporte Público) e de Tamara Berríos, gerente nacional da BYD Chile.

Tamara Berríos destacou a conquista: “Completar, junto com a Metbus, a renovação de 950 ônibus elétricos é uma grande fonte de orgulho para a BYD e um exemplo real de trabalho conjunto entre indústria, operadoras e autoridades”. Ela acrescentou que o Chile se tornou um estudo de caso internacional, mostrando que “a eletromobilidade não é só uma tendência tecnológica, mas uma verdadeira ferramenta de transformação social, capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover a sustentabilidade das cidades”.
Desde 2017, os ônibus elétricos da BYD operados pela Metbus já rodaram mais de 230 milhões de quilômetros, evitando a liberação de mais de 525 mil toneladas de CO₂ na atmosfera. A transição também elevou o padrão do serviço, com veículos equipados com ar-condicionado, assentos mais confortáveis, melhor ergonomia para motoristas e uma experiência de viagem mais silenciosa para os passageiros.
BYD no Brasil
A BYD já é uma das principais fabricantes de ônibus elétricos no Brasil, onde possui uma fábrica em Campinas (SP), produzindo para mercados como São Paulo, Salvador e Bogotá (na Colômpia, com veículos produzidos no Brasil).
Para os próximos três anos, a ideia da empresa é construir uma nova fábrica para produção de chassis no Brasil. A BYD quer elevar sua produção anual para 7000 unidades anuais. Em 2026, Marcello Schneider, diretor de veículos comerciais da BYD, indicou que a empresa vai construir cerca de 1.200 chassis.
