Na 13ª edição o Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos levanta o debate sobre o papel da descarbonização na eletrificação veicular, os avanços da tecnologia de baterias e os desafios do gerenciamento do sistema de armazenamento da energia.
Organizado pela SAE BRASIL Seção São Paulo, o simpósio traz ainda à discussão o espaço da eletrificação no setor aeronáutico, as estratégias de montadoras no desenvolvimento de rotas tecnológicas de descarbonização por meio da eletrificação dos portfólios e o ponto de vista das futuras gerações de engenheiros, participantes nas competições dos programas estudantis da SAE BRASIL.
Na visão de Gustavo Gloria, chairperson do simpósio e gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na Schaeffler, toda a indústria da mobilidade está ciente da responsabilidade ambiental e do desafio a ser superado para as metas de neutralidade de carbono.
“Para cada nicho há uma estratégia ligeiramente diversa e com diferentes graus de maturidade”, avisa o engenheiro. Gioria reforça ainda a importância do programa Mover no cenário brasileiro, que corrobora com investimentos “bastante alinhados com a eletrificação veicular”, e de novas tecnologias de baterias, “parte fundamental da eletromobilidade”.
A eletrificação de veículos pesados com foco em ônibus urbanos, nicho avançado na tendência de elétricos puros, abrirá a programação, que será encerrada com veículos leves e a estratégia das montadoras locais da eletrificação no Brasil.
Destaques
A programação destaca os keynote speakers Ieda Maria Oliveira, diretora executiva da Eletrabus, que trará reflexões sobre o protagonismo da eletromobilidade dos veículos comerciais no Brasil, e Thiago Sugahara, diretor-conselheiro da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que falará sobre tendências de mercado.
Na mesa-redonda o simpósio levantará o debate sobre a jornada dos veículos comerciais elétricos nas rodovias brasileiras, e contará com debatedores como Renato Machado Florence, gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
No Painel 1 dedicado à descarbonização e economia circular na mobilidade elétrica do berço ao túmulo, as convidadas são Carmem Araujo, líder de projetos no Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT Brasil), e Márcia Loureiro, Head of eMobility na Vibra Energia, que vão discorrer, respectivamente, sobre os temas Emissões de GEE na Avaliação do Ciclo de Vida de Veículos Leves no Brasil, e Descarbonização e Economia Circular na Mobilidade Elétrica.
No Painel 2 o tema é inovação de baterias para eletromobilidade, e tem como convidados Gustavo Tineli, especialista em Engenharia Automotiva no Grupo Moura, que falará sobre hibridização veicular no Brasil; Fabio Orefice, consultor técnico na Siemens, que trará estudo sobre previsibilidade do envelhecimento das baterias em ciclos reais de utilização, e Fátima Rosolem, Pesquisadora Especialista na CPQD, que apresentará a evolução tecnológica das baterias de lítio para mobilidade elétrica.
O Painel 3 debaterá a estratégia das montadoras no Brasil na eletrificação com Marcos Paiva, diretor geral de Qualidade, Opex e EV – GM; João Irineu Medeiros, vice-presidente de Compliance de Produto – Stellantis América do Sul e Marcio Alfonso, diretor de Engenharia e PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) GWM.
13º Simpósio SAE BRASIL de Veículos elétricos e Híbridos – 11 de junho 2024
- AMCHAM Business Center São Paulo – Rua da Paz, 1431, Chácara Santo Antônio
- Inscrições: https://icongresso.newsae.itarget.com.br/estacao/index/index/evento/2433