Aviso de licitação abre caminho para construção da nova ponte ligando Brasil e Uruguai

A estrutura vai ligar o Brasil, por Jaguarão (RS), ao Uruguai, pela cidade de Rio Branco

As cidades gaúcha de Jaguarão e a uruguaia Rio Branco já são ligadas pela ponte Barão de Mauá, inaugurada em 1930

O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, publicou na edição da segunda-feira,19, do Diário Oficial da União (DOU) aviso de licitação para elaboração dos projetos básico e executivo, bem como de execução das obras para a construção da segunda ponte internacional sobre o Rio Jaguarão. A estrutura vai ligar o Brasil, por Jaguarão (RS), ao Uruguai, pela cidade de Rio Branco. O edital com as regras do certame está previsto para ser divulgado em agosto.

“A construção da segunda ponte internacional é passo decisivo no cumprimento de nosso compromisso de fortalecer as relações com nossos vizinhos, trabalhando pela construção de uma agenda integrada para o setor de transportes do Mercosul”, destaca o ministro dos Transportes, Renan Filho. “Trata-se de estrutura fundamental para a circulação de moradores da região e turistas, assim como estratégica à circulação de produtos entre Brasil e Uruguai”, acrescenta.

A licitação contemplará ainda obras de acesso do lado brasileiro e a Aduana Brasileira, na BR-116/RS. Além da integração binacional, o sistema de fronteira entre os dois países, com a nova ponte, vai proporcionar a melhoria do tráfego internacional de cargas e passageiros, bem como fortalecer as relações econômico-comerciais entre Brasil e Uruguai.

Reunião bilateral
A construção da nova ponte sobre o Rio Jaguarão foi pauta de reunião entre o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, e o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, em janeiro. O encontro, em Montevidéu, capital uruguaia, teve o objetivo de fortalecer os laços comerciais entre os países latinoamericanos.

Durante a Cúpula Anual 2023 do Fórum Internacional de Transportes (ITF – Transport Enabling Sustainable Economies), em maio na Alemanha, o ministro Renan Filho defendeu a integração da infraestrutura latino-americana. A proposta apresentada pelo brasileiro prevê um plano para transportes em toda a região a ser construído com o auxílio de organismos multilaterais, considerando a realidade de cada nação.  Na ocasião, o Brasil se tornou membro permanente do ITF, entidade que reúne 66 países e discute o presente como forma de projetar o futuro dos transportes em todo o planeta.

Ponte Barão de Mauá
As cidades gaúcha de Jaguarão e a uruguaia Rio Branco já são ligadas pela ponte Barão de Mauá, inaugurada em 1930. Com a construção da segunda ponte, o trânsito pesado da Barão de Mauá será desviado, proporcionando mais segurança e fluidez na circulação de veículos.

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