Aviação doméstica tem melhor maio da história

Demanda por voos nacionais cresceu 5,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Anac

Demanda por voos nacionais cresceu 5,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Anac

A demanda doméstica do transporte aéreo de passageiros cresceu 5,7% em maio de 2012 na comparação com o mesmo mês de 2011. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a demanda acumulada nos cinco primeiros meses de 2012 apresentou crescimento de 6,5% em relação ao mesmo período de 2011.

Conforme nota da Anac, o resultado de maio de 2012 representou omaior nível de oferta e de demanda do transporte aéreo doméstico para meses de maio desde o início da série histórica, em 2000.

Segundo a agência reguladora, entre as empresas que apresentaram participação no mercado doméstico superior a 1%, Avianca e Trip tiveram as maiores taxas de crescimento da demanda, da ordem de 83% e 66%, respectivamente, em maio de 2012 em relação a maio de 2011, enquanto TAM registrou redução de 7,9% e a Gol, aumento de apenas 0,8%.

A oferta de voos no mercado doméstico cresceu 5%. Nos primeiros cinco meses do ano, o crescimento foi de 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Participação – TAM e Gol lideraram o mercado doméstico em maio de 2012, com participação de 38,7% e 33,8%, respectivamente. No acumulado dos primeiros cinco meses de 2012, a participação das duas empresas alcançou 39,4% e de 34,3%, respectivamente.

Apesar de Gol e TAM ainda liderarem, a soma do market share das duas no mês passado (72,5%) caiu 7,4 pontos porcentuais em relação a maio de 2011, quando essas empresas somavam, juntas, 79,9% de participação. Ao mesmo tempo, a participação das demais empresas passou de 20,1% para 27,5%.

Ocupação – A taxa de ocupação dos voos domésticos de passageiros foi de 67,6% em maio de 2012, contra 67,1% um ano antes. Entre as seis empresas que apresentaram participação no mercado doméstico superior a 1%, as maiores taxas de ocupação em maio de 2012 foram alcançadas por Azul e Avianca, com 78% e 75,9%, respectivamente.

Nova Empresa – Azul Trip tem maior número de voos no estado, diz empresário.

A fusão entre Trip e Azul, anunciada em maio, colocou a nova companhia como a segunda maior do estado, levando em consideração o números de voos e passageiros. A informação foi anunciada ontem pelo presidente da Trip, José Mario Caprioli, durante a comemoração dos dez anos de operação da companhia em Maringá, Norte do estado. Ele não citou números de voos e passageiros da empresa nem das concorrentes. No aeroporto de Maringá, a empresa tem dois terços de todos os voos.

A nova companhia é a empresa com o maior número de destinos no país: 99 aeroportos e aeródromos, com 316 rotas e 837 voos diários. A Azul Trip detém 31% das decolagens do Brasil, feitas por 120 aeronaves.

Caprioli explica que as empresas vão trabalhar separadas, sem junção de marcas no início da fusão. O trabalho conjunto deve começar em pouco mais de um ano e não está descartada a hipótese da fusão deixar de usar o nome de uma das companhias. “Não vamos criar uma terceira logomarca”, disse o executivo. “Usaremos só um dos nomes.”

Competição – Aeroporto privatizado pode reduzir tarifa em até 21%, diz ministro.

O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, disse que melhorias nas operações dos aeroportos privatizados, com o avanço nas operações aeroportuárias, podem ajudar a reduzir as tarifas em até 21%. “As concessões têm a lógica de estimular a concorrência”, disse ontem durante evento promovido pelo Grupo de Líderes Empresarias (Lide).

Ele não adiantou, porém, quais devem ser os próximos aeroportos a serem concedidos à iniciativa privada. No início de fevereiro, foram licitados os aeroportos de Guarulhos, Viracopos (Campinas) e Brasília. A expectativa do mercado é de que os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Belo Horizonte, estejam na lista.

Segundo Bittencourt, o governo tem por meta triplicar a capacidade dos aeroportos brasileiros até 2030. Ele também reafirmou que as obras nos aeroportos das cidades da Copa estarão concluídas até o início do evento, em 2014.

Gazeta do Povo – PR

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