Atvos vai gerar biometano para seu próprio caminhão Scania

Por Victor Fagarassi

- janeiro 30, 2026

scania a gas

A Atvos, uma das principais produtoras de biocombustíveis do país, fechou um acordo com a Scania Brasil para renovar sua frota com caminhões a gás que utilizam biometano. A formalização da compra ocorreu na sede da Atvos, em São Paulo, no dia 28 de janeiro, com a presença do CEO da empresa, Bruno Serapião, e do presidente da Scania Brasil, Simone Montagna. Ainda não foram informados a quantidade de veículos negociados.

O investimento acompanha a construção da primeira fábrica de biometano da empresa, em Nova Alvorada do Sul (MS), que suprirá a própria frota, apoiando a estratégia de autossuficiência energética. O projeto avança na direção de uma logística de baixo carbono, com potencial para expandir o uso de energia renovável em até 40% no médio prazo.

“Transformar resíduos da cana em biocombustível para mover nossa operação concretiza o conceito de bioeconomia circular. Esta parceria com a Scania acelera nossa trajetória rumo a uma logística mais sustentável e eficiente”, disse Bruno Serapião, CEO da Atvos.

Simone Montagna e Bruno Serapião selam parceria com aperto de mãos em evento
Simone Montagna e Bruno Serapião selam parceria com aperto de mãos em evento

Os novos veículos vão atuar nas unidades Conquista do Pontal (SP), Eldorado e Santa Luzia (MS), contribuindo para a modernização do transporte de cana-de-açúcar.

A adoção dos caminhões deve ainda aumentar a eficiência operacional, com menor demanda por manutenção e redução de paradas. Os modelos Scania a biometano podem cortar emissões em até 90% em relação ao diesel, segundo a fabricante. Além da redução de CO₂, o uso do biometano diminui a emissão de material particulado e o ruído.

A evolução da parceria resulta de uma estratégia construída a partir das necessidades da operação. “Essa trajetória começou em 2024, com a compra do primeiro caminhão a gás, que apresentou resultados consistentes. Esse desempenho permitiu dar um novo passo, agora com uma frota mista, desenhada para a complexidade da operação canavieira”, finalizou Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Brasil.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *