Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu, na segunda-feira, 27, a e representantes no Brasil da United States Trade and Development Agency (USTDA), agência de desenvolvimento e comércio dos Estados Unidos para estabelecer uma parceria para visitas técnicas nos EUA voltadas ao transporte ferroviário de cargas. O encontro também visa apoio a delegações relacionadas ao transporte de passageiros e ainda possibilidades de aportes no Brasil nos setores de eficiência energética, de gerenciamento de ativos, de monitoramento de ferrovias, além de projetos de pesquisa, workshops e outros.
“Essas visitas técnicas são bastante importantes para nós. Selecionaremos as pessoas corretas para estar junto. Os Estados Unidos possuem modelos plenamente aplicáveis ao Brasil”, afirmou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.
O encontro abre oportunidades para a troca de experiências entre agentes privados e entidades reguladoras de ambos os países, além de atrair investimentos e estimular o desenvolvimento do país.
Os representantes da USTDA, Roberto Mota e Fabíola Leão, informaram que a USTDA está elaborando duas visitas técnicas com o objetivo de convidar representantes da ANTT a participar: uma voltada para o transporte de cargas e outra para o transporte de passageiros, planejadas para ocorrer entre o fim de 2023 e início de 2024. Na reunião, Vitale apresentou projetos regulados pela Agência, além de mostrar possibilidades de atuação por meio das autorizações ferroviárias. Os participantes conversaram ainda sobre modelos de exploração de receitas acessórias.
 
				
