AngloGold Ashanti terá primeiro veículo elétrico do Brasil operando no subsolo

Carregadeira com zero emissão de carbono chegou neste mês de março à mina Cuiabá

AngloGold Ashanti

Pela primeira vez no Brasil será usado um veículo 100% elétrico operando no subsolo, em Mina Cuiabá, em Sabará (MG). A empresa responsável é a AngloGold Ashanti, produtora de ouro. A mina Cuiabá é uma das operações mais profundas do Brasil, com mais de 1.600 metros de profundidade.

O veículo Epiroc Scooptram ST14 foi apresentado a equipes técnicas e à imprensa em evento realizado nesta terça-feira (5), antes de descer para o subsolo, onde iniciará a operação. A aquisição coloca a produtora de ouro na vanguarda no setor minerário. O equipamento possui ainda o aumento potencial de 8% em sua produtividade de carregamento, em razão do ganho em velocidade e deslocamento gerado pelo torque instantâneo.

“Este é mais um importante passo na estratégia de descarbonização da AngloGold Ashanti com foco em nossos pilares de sustentabilidade e inovação. Já temos implementados na mina Cuiabá o sistema autônomo de carregamento (tele-remote) e o sistema de monitoramento de pessoas no subsolo (people tracking), além da perfuração autônoma. Agora, estamos adquirindo a primeira máquina 100% elétrica para subsolo”, destaca Luis Otávio de Lima, diretor das Operações Cuiabá.

AngloGold Ashanti

Eletrificação está nos planos

A eletrificação da frota faz parte das ações da AngloGold Ashanti rumo à meta Net Zero, de zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050. Em 2022, a empresa reduziu em 33% a emissão de dióxido de carbono (CO₂), na comparação com o ano anterior.

Posteriormente, o projeto de eletrificação de frotas prevê a expansão para as demais carregadeiras da empresa, bem como para os caminhões de transporte de minério. Veículos leves e frota de apoio também podem estar no escopo, futuramente. O planejamento da empresa é substituir mais duas carregadeiras a diesel por equipamentos elétricos até 2025 e concluir o processo com toda a frota deste tipo de veículo, nas Operações Cuiabá, até o final de 2027.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!