A ANFIR e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) definiram o programa de ações de promoção de exportações de implementos rodoviários para 2023. A agenda foi definida em reunião do Comitê Gestor do projeto setorial MoveBrazil com os empresários que fazem parte do projeto.
O programa prevê sete ações de promoção de exportações sendo seis Rodadas de Negócios e uma missão prospectiva. No total, os exportadores brasileiros irão a oito países.
“Exportar já é uma atividade consolidada em nossa indústria graças ao desenvolvimento do programa”, afirma José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR, que completa: “As ações alavancam o nosso faturamento e expandem a imagem de qualidade de nosso setor no exterior”.
Os destinos em 2023
Os mercados onde serão realizadas as Rodadas de Negócios, com grupos de executivos da área de comércio exterior das empresas associadas à ANFIR, são República Dominicana (abril), Chile (maio), Panamá e Costa Rica, que serão visitados em uma única missão (junho); Colômbia (agosto), África do Sul (agosto) e México (ainda com a data a ser definida, entre setembro e novembro).
A missão prospectiva será realizada nos Estados Unidos, de 30 de março a 1º de abril, na Mid-America Trucking Show 2023, Louisville, Kentucky.
As exportações em 2022
O Brasil deu alguns passos importantes na inserção no mercado global no ano de 2022. A Secretaria de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint) do Ministério da Economia apresentou avanços que têm contribuído para aumentar tanto as exportações quanto as importações.
É possível ler o resumo das ações no ano passado no site do governo.
LEIA MAIS: Vendas de implementos alcançam R$ 3,5 bi na Fenatran, projeta Anfir