A Amazon inaugurou o seu 100º polo logístico no Brasil, formado por dez centros de distribuição (CD) e 90 estações de entrega. A unidade de número 100 foi aberta em Cuiabá (MT). Desde o início de suas operações no Brasil, mais de R$ 33 bilhões já foram investidos em infraestrutura e remuneração de equipes corporativas, de operações logísticas e da AWS.
Em ritmo acelerado de crescimento, dos 100 polos logísticos instalados no país, 31 deles foram inaugurados neste ano em 29 novas cidades, distribuídos em 16 estados em todas as regiões do Brasil. “Isso demandou a contratação de mais de 3.000 motoristas por meio dos 41 empreendedores brasileiros que integram o programa DSP (Deliver Service Partner/ Parceiro de Serviço de Entrega)”, confirma Rafael Caldas, líder da Amazon Logistics no Brasil. “Operamos com 100 milhões de produtos divididos em 50 categorias, que são enviados diariamente para todos os municípios do país”, completa.
Todavia, a maior parte dos investimentos ocorreram a partir de 2019, época em que a Amazon possuía uma operação bem mais enxuta, composta por um único CD e cerca de um milhão de produtos disponíveis para compra.
No Brasil, a companhia emprega 18.000 trabalhadores diretos e indiretos e já gerou mais de 165.000 empregos em setores da construção civil, funções em logística e outros serviços profissionais. Em tempos de eventos especiais, como o “Prime Day” e a “Black Friday”, a Amazon chega a “dobrar” sua mão-de-obra para suportar o aumento da demanda pela movimentação de mercadorias.
Atualmente, a Amazon está ampliando o programa global DSP, responsável por grande parte das entregas de última milha da empresa no Brasil e no mundo. A iniciativa desenvolve empreendedores que queiram criar suas próprias empresas de logística, realizando entregas de pacotes vendidos na Amazon. Para operar para a Amazon, o prestador de serviço deve ter um veículo de distribuição com até dez anos de uso.
Os investimentos na logística de distribuição contemplam ainda parcerias com a Azul Linhas Aéreas, para o transporte aéreo de mercadorias para diversos destinos, a To Do Green, que opera com uma frota de veículos elétricos, e a Favela Log, empresa de logística especializada em distribuição de pacotes em nove favelas do Estado de São Paulo.