Plataforma Scalar da ZF busca ampliar sistemas de gerenciamento de frotas

Projetado para oferecer recursos que superam as funções de telemetria, software já está sendo utilizado por seis grandes frotistas nacionais

Saber com antecedência o que está acontecendo com a carga, poder acompanhá-la e ainda monitorar peso e capacidade de volume à distância são algumas das funções disponíveis na plataforma digital de gerenciamento de frotas Scalar. A promessa, no entanto, de revolucionar o mercado pela sua concepção de se adaptar ao futuro da locomoção, como os veículos autônomos, a distingue no mercado. Presente no Brasil desde o 2º semestre de 2022 pela ZF do Brasil, empresa global de tecnologia que fornece sistemas para veículos de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial, a plataforma já está sendo utilizada por seis grandes frotistas e dois parceiros da multinacional.

“Hoje o mercado está muito acostumado com plataformas de telemetrias, que dão geolocalização e funções básicas de desempenho do veículo. A proposta da Scalar é muito mais ampla. Temos todo o pacote de telemetria como é conhecido no mercado. Mas a plataforma Scalar foi concebida para algo que vai muito além. A ZF olha toda a jornada dos clientes, desde os componentes, extraindo o máximo de informações disponibilizadas pelo sistema”, explica Maurício Paguaga – Gerente Sênior e Soluções Digitais da ZF Aftermarket.

Segundo Paquaga (foto), a Scalar, que trata-se da evolução de uma plataforma de telemetria que a ZF já tinha, nesse primeiro momento, está com o foco em implementos rodoviários. “Identificamos no mercado que estamos hoje com soluções agradando o segmento de implementos. Nossos primeiros clientes são voltados a carretas e existe uma série de seções na plataforma que são interessantes para eles”.

Obter carretas mais inteligentes e aptas a oferecerem um arsenal de informações para os frotistas é um dos objetivos da plataforma. “Por exemplo, o sistema está capacitado a monitorar qual é a carga ideal para determinado implemento. A gente sabe que, pela legislação, precisa- se ter isso corretamente. E, quando o embarcador sabe previamente quanto tem carga embarcada naquele momento, ele pode fazer o manejo dele.com mais precisão”, explica o executivo.

Um exemplo do auxílio dessa tecnologia está nas costumeiras baldeações feitas pelas carretas. “Uma carreta que atua no segmento florestal, por exemplo, carrega madeira. À medida em que se vai colocando madeira, o peso muda e o monitoramento em tempo real ajuda no objetivo de avisar se está dentro do limite”, descreve o gerente da ZF.

Outro destaque está na atenção constante do comportamento dos pneus da carreta. “Nossos testes indicam que  andar com os pneus na temperatura correta e pressão, pode salvar até dois pneus por ano, além da economia de combustível. Toda a carga está no implemento. Se este ficar mais pesado, gasta-se mais combustível”, observa o executivo.

No caso de verificação dos pneus, um sistema se utiliza de um sensor na roda, e a cada dois minutos manda informações em tempo real de temperatura e pressão do pneu. “Se o motorista andar com pneu muito baixo, descalibrado, precisa-se de mais força para o pneu se mover. Então o sistema avisa a ocorrência”, explica Paguaga.

Outra vantagem destacada pelo executivo está na capacidade do sistema de extrair informações por meio do freio eletrônico. “Como a ZF  é líder em sistema eletrônico para carretas. Então, muitas das carretas brasileiras têm o freio eletrônico fabricado pela ZF. Por isso que o  odômetro que fornecemos ao frotista é  muito preciso, possibilitando que ele faça as suas manutenções preventivamente. Mas a Scalar está apta a conversar com todas as tecnologias do setor”, descreve.

A capacidade de avisar sobre ocorrências envolvendo incidentes como tombamentos também faz parte do sistema. “Assim que houver algo fora do comum, uma notificação é enviada imediatamente e denuncia se o fato ocorreu em alguma curva específica ou se teve como causa alguma imperícia do motorista. O sistema mostra exatamente em que ponto do trajeto o fato aconteceu, pois o GPS,  instalado na carreta, colhe informações que o freio está gerando. Para uma indústria química, por exemplo, é o tipo de informação que tem um grande valor intrínseco”, observa Paguaga.

Veículos autônomos, híbridos e elétricos – A tecnologia foi desenvolvida para estar devidamente preparada para lidar com frotas mistas, segundo ele. Independente de qualquer tecnologia ser aplicada no Brasil, seja ela de veículos elétricos ou híbridos, a plataforma vai se adaptando a essas transformações. “Há a preocupação de se acompanhar toda a jornada do cliente, de forma que ele não vai investir em uma plataforma estática, que exigirá mais investimentos em atualização, já que a Scalar foi concebida para se adaptar a todas as mudanças. Quem começar hoje a utilizar a plataforma Scalar já está fazendo parte de um programa. Conforme a frota dele vai evoluindo em termos de eletricidade ou veículos autônomos,  a nossa plataforma vai conseguir agregar esses veículos ali dentro, com muitas funções”, esclarece o executivo.

Para a geração de veículos autônomos, por exemplo, há recursos em profusão. “A ZF tem direção, transmissão, freio, câmaras, radares, e tecnologias que fazem o veículo se movimentar em todas direções. Nossa plataforma está preparada para que no momento que essas tecnologias começarem a atingir o mercado vamos conseguir operá-las por meio da Scalar”, assegura.

Segundo ele, a plataforma Scalar já está disponível para a comercialização.

 

 

 

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