Saber com antecedência o que está acontecendo com a carga, poder acompanhá-la e ainda monitorar peso e capacidade de volume à distância são algumas das funções disponíveis na plataforma digital de gerenciamento de frotas Scalar. A promessa, no entanto, de revolucionar o mercado pela sua concepção de se adaptar ao futuro da locomoção, como os veículos autônomos, a distingue no mercado. Presente no Brasil desde o 2º semestre de 2022 pela ZF do Brasil, empresa global de tecnologia que fornece sistemas para veículos de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial, a plataforma já está sendo utilizada por seis grandes frotistas e dois parceiros da multinacional.
“Hoje o mercado está muito acostumado com plataformas de telemetrias, que dão geolocalização e funções básicas de desempenho do veículo. A proposta da Scalar é muito mais ampla. Temos todo o pacote de telemetria como é conhecido no mercado. Mas a plataforma Scalar foi concebida para algo que vai muito além. A ZF olha toda a jornada dos clientes, desde os componentes, extraindo o máximo de informações disponibilizadas pelo sistema”, explica Maurício Paguaga – Gerente Sênior e Soluções Digitais da ZF Aftermarket.
Segundo Paquaga (foto), a Scalar, que trata-se da evolução de uma plataforma de telemetria que a ZF já tinha, nesse primeiro momento, está com o foco em implementos rodoviários. “Identificamos no mercado que estamos hoje com soluções agradando o segmento de implementos. Nossos primeiros clientes são voltados a carretas e existe uma série de seções na plataforma que são interessantes para eles”.
Obter carretas mais inteligentes e aptas a oferecerem um arsenal de informações para os frotistas é um dos objetivos da plataforma. “Por exemplo, o sistema está capacitado a monitorar qual é a carga ideal para determinado implemento. A gente sabe que, pela legislação, precisa- se ter isso corretamente. E, quando o embarcador sabe previamente quanto tem carga embarcada naquele momento, ele pode fazer o manejo dele.com mais precisão”, explica o executivo.
Um exemplo do auxílio dessa tecnologia está nas costumeiras baldeações feitas pelas carretas. “Uma carreta que atua no segmento florestal, por exemplo, carrega madeira. À medida em que se vai colocando madeira, o peso muda e o monitoramento em tempo real ajuda no objetivo de avisar se está dentro do limite”, descreve o gerente da ZF.
Outro destaque está na atenção constante do comportamento dos pneus da carreta. “Nossos testes indicam que andar com os pneus na temperatura correta e pressão, pode salvar até dois pneus por ano, além da economia de combustível. Toda a carga está no implemento. Se este ficar mais pesado, gasta-se mais combustível”, observa o executivo.
No caso de verificação dos pneus, um sistema se utiliza de um sensor na roda, e a cada dois minutos manda informações em tempo real de temperatura e pressão do pneu. “Se o motorista andar com pneu muito baixo, descalibrado, precisa-se de mais força para o pneu se mover. Então o sistema avisa a ocorrência”, explica Paguaga.
Outra vantagem destacada pelo executivo está na capacidade do sistema de extrair informações por meio do freio eletrônico. “Como a ZF é líder em sistema eletrônico para carretas. Então, muitas das carretas brasileiras têm o freio eletrônico fabricado pela ZF. Por isso que o odômetro que fornecemos ao frotista é muito preciso, possibilitando que ele faça as suas manutenções preventivamente. Mas a Scalar está apta a conversar com todas as tecnologias do setor”, descreve.
A capacidade de avisar sobre ocorrências envolvendo incidentes como tombamentos também faz parte do sistema. “Assim que houver algo fora do comum, uma notificação é enviada imediatamente e denuncia se o fato ocorreu em alguma curva específica ou se teve como causa alguma imperícia do motorista. O sistema mostra exatamente em que ponto do trajeto o fato aconteceu, pois o GPS, instalado na carreta, colhe informações que o freio está gerando. Para uma indústria química, por exemplo, é o tipo de informação que tem um grande valor intrínseco”, observa Paguaga.
Veículos autônomos, híbridos e elétricos – A tecnologia foi desenvolvida para estar devidamente preparada para lidar com frotas mistas, segundo ele. Independente de qualquer tecnologia ser aplicada no Brasil, seja ela de veículos elétricos ou híbridos, a plataforma vai se adaptando a essas transformações. “Há a preocupação de se acompanhar toda a jornada do cliente, de forma que ele não vai investir em uma plataforma estática, que exigirá mais investimentos em atualização, já que a Scalar foi concebida para se adaptar a todas as mudanças. Quem começar hoje a utilizar a plataforma Scalar já está fazendo parte de um programa. Conforme a frota dele vai evoluindo em termos de eletricidade ou veículos autônomos, a nossa plataforma vai conseguir agregar esses veículos ali dentro, com muitas funções”, esclarece o executivo.
Para a geração de veículos autônomos, por exemplo, há recursos em profusão. “A ZF tem direção, transmissão, freio, câmaras, radares, e tecnologias que fazem o veículo se movimentar em todas direções. Nossa plataforma está preparada para que no momento que essas tecnologias começarem a atingir o mercado vamos conseguir operá-las por meio da Scalar”, assegura.
Segundo ele, a plataforma Scalar já está disponível para a comercialização.