Mercedes-Benz anuncia as primeiras vendas de veículos com desconto

Grupo Suzantur/Nova Itapemirim fecha compra de 150 veículos com base no programa do governo

Passado mais de um mês, desde o lançamento do programa federal para a compra de caminhões e ônibus com descontos, a Mercedes-Benz anunciou as primeiras vendas com base nessa iniciativa. O anúncio foi feito na sede da empresa, em São Bernardo do Campo (SP), na manhã de hoje(14) e contou com as presenças do vice-presidente de Vendas e Marketing da montadora, Roberto Leocini e do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, além do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

O negócio envolveu a venda de 90 ônibus urbanos OF 1721 e 20 rodoviários O 500 RSD, equipados com carroceria Marcopolo, mais 6 caminhões pesados para o Grupo SuzanTur/Nova Itapemirim. Paralelo ao fato, o Grupo fechou a compra de outros 40 chassis de ônibus, das marcas Volvo e Scania.

Segundo Geraldo Alckmin, a aquisição é a primeira que aproveita os benefícios do Programa de Renovação da Frota, criado pela Medida Provisória 1175/2023 com o propósito de estimular a indústria automotiva. Para tanto, o governo destinou recursos da ordem de R$ 700 milhões para a compra de caminhões e outros R$ 300 milhões para os ônibus.

Processo moroso

O vice-presidente admitiu que, no caso dos veículos comerciais, os benefícios do programa demoram mais tempo para surtir efeito, ao contrário dos autos de passeio que resultaram na venda de 125 mil veículos em curto prazo.  Ele lembra que o processo é naturalmente mais lento porque envolve a retirada de veículos com mais de 20 anos de circulação, para serem destinado à reciclagem.

“Além de contribuir para o meio ambiente, a medida melhora as condições de trabalho do motorista, traz mais segurança viária e proporciona maior conforto aos passageiros, em função do uso de um veículo mais moderno e eficiente. Sem contar que a iniciativa estimula a produção da indústria automotiva e gera mais empregos”, rebate Roberto Leoncini em defesa da exigência.

Para Claudinei Brogliato, CEO da Suzantur, o programa permitiu que a empresa dobrasse o número de ônibus adquiridos.  “Além de mais conforto e segurança para a população, ganhamos com a redução na emissão de poluentes e com maior eficiência em custos operacionais, visando a rentabilidade dos nossos negócios”.

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