Ações de ESG são demonstradas pela CNT a empresários do transporte

A exposição aconteceu no âmbito do Grupo de Trabalho Técnico em ESG do Sistema Transporte

As iniciativas em ESG foram alvo de discussões na terça-feira, 11, entre empresários e representantes de empresas que fazem parte do Grupo de Trabalho Técnico (GTT) que abordaram os temas em torno do emprego da norma no Sistema Transporte, informou a CNT (Confederação Nacional dos Transportes) nesta quinta-feira, 13. Na reunião, houve ainda a troca de experiências. A Bravo Serviços Logísticos, por exemplo, exemplificou a prática ambiental que adotou e destacou que conta com a expertise da CNT nos trabalhos e estudos de fontes energéticas utilizadas pelo setor de transporte.

Uma das iniciativas recentes em termos de sustentabilidade adotada pela Bravo Serviços Logísticos trata-se de um novo projeto para a troca de empilhadeiras GLP por empilhadeiras elétricas movidas a bateria de lítio, nos CDs de São Roque (SP) e Aparecida de Goiânia (GO). Outra ação na área de sustentabilidade que chamou a atenção envolveu uma parceria com o Projeto Turma da Árvore, que refloresta e recupera áreas desmatadas com o objetivo de neutralizar emissões de CO2, que levou a empresa a  plantar 60 mil árvores apenas em 2022, superando o número de 50 mil cultivados em 2021.

Bruno Batista, diretor executivo da CNT, enumera a quantidade de serviços que a entidade desenvolve no setor de transportes. “A CNT desenvolve trabalhos, análises e pesquisas sobre o setor e a infraestrutura de transporte. São dados e informações levantados para os empresários e as instituições que dialogam com a confederação nos âmbitos institucional, político, socioeconômico, acadêmico e ambiental. A entidade faz análises para o país, mas é possível realizarmos recortes estaduais em função da necessidade dos empresários, que são a nossa razão de existir”, afirna.

Durante o encontro, a produção técnica da CNT foi apresentada pelas gerentes executivas Ambiental, Erica Marcos, e de Economia, Fernanda Schwantes, demonstrando que a  entidade produz conhecimento para que a defesa de interesses na área seja respaldada sob embasamento técnico. Os estudos, os documentos técnicos e as pesquisas, além de análises de indicadores do setor e de impacto regulatório, entre outros trabalhos, têm como objetivos subsidiar as ações de representação e esclarecer a sociedade sobre o setor. Além disso, são acompanhados permanentemente os principais problemas e gargalos percebidos pelas empresas do transporte em todas as modalidades, para propor soluções a fim de reduzir custos e tornar o país mais competitivo no âmbito de negócios.

As análises encontram-se no site oficial da CNT, na forma de boletins e informes. Há, também, a compilação de dados e indicadores em formato de painéis de consulta dinâmica, que servem de parâmetro para diversos segmentos ligados ao transporte. As consultas interativas permitem o recorte de informações de diferentes ordens: cargas, passageiros, origens, destinos, acidentes e produtos, além de empregos no setor.

Programa Ambiental dos Transporte – Uma das iniciativas que visa ampliar e promover a performance ambiental do setor transportador e amenizar ou, até mesmo, evitar os impactos ambientais advindos da atividade é o Programa Ambiental do Transporte, o Despoluir, que tem engajado o setor em ações de sustentabilidade. O empenho do Despoluir, criado há 16 anos pela CNT em parceria com o SEST SENAT, e a parceria que o programa viabiliza com as empresas de transporte, caminhoneiros autônomos e organizações nacionais e internacionais têm sido fundamentais para o sucesso da Confederação na busca pelo caminho da descarbonização, do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade ambiental do setor transportador.

Um dos principais estudos apresentados ao grupo foi a tradicional Pesquisa CNT de Rodovias, que se encontra, em 2023, em sua 26ª edição. Segundo a entidade, muitos governadores e parlamentares se pautam nesse estudo para tratar sobre a situação das rodovias e saber os trechos que devem ser priorizados quanto à recuperação e às melhorias. Com isso, as Unidades da Federação que têm restrição orçamentária acabam economizando os recursos que usariam para fazer esse rastreio das vias que estão sob sua responsabilidade.

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