A Accelera by Cummins estabeleceu um novo título do Guinness World Records para a maior distância percorrida por um caminhão pesado elétrico de célula de combustível de hidrogênio (FCEV) sem reabastecimento. O caminhão H2Rescue, um protótipo Kenworth T370 projetado para missões de resposta a emergências, completou uma jornada de 1.806 milhas (o equivalente a 2.906 Km) com um único abastecimento em 25 de outubro.
“Este recorde mundial é um triunfo para a colaboração interinstitucional e prova de que o hidrogênio é um combustível alternativo viável para veículos”, disse Nicholas Josefik, engenheiro industrial do U.S. Army Engineer Research and Development Center. “Ao usar hidrogênio, podemos melhorar a segurança e a confiabilidade energética da nossa Nação.”
O caminhão completou sua jornada recorde na Califórnia e foi monitorado de perto e validado por um juiz do Guinness World Records que confirmou que o tanque de hidrogênio do caminhão estava selado antes do início da jornada.
Alimentado por um motor de célula de combustível Accelera e um motor de tração de 250 kW, o caminhão transportou 175 kg de hidrogênio a bordo e consumiu 168 kg de hidrogênio enquanto rodava entre 50 e 55 mph, em vias públicas, operando em temperaturas variando de 60 a 80 graus Fahrenheit.
LEIA MAIS: Governo cria comissão permanente para concessão de ferrovias