A Mercedes-Benz do Brasil lançou, em seu Centro de Treinamento de Caminhões e Ônibus, em Atibaia, o programa “C Sales – A Voz Delas”, iniciativa voltada exclusivamente à capacitação de mulheres que atuam na venda de caminhões na rede de concessionárias.
O objetivo é ampliar a participação feminina no setor de veículos comerciais, fortalecer a qualificação profissional e melhorar o atendimento ao cliente. A ação também integra o Movimento A Voz Delas, que completa sete anos de atuação em prol da diversidade no transporte rodoviário.
O treinamento reúne conteúdos técnicos, desenvolvimento de habilidades comerciais e incentivo ao networking entre as participantes. A proposta é contribuir para a formação de equipes mais diversas, com impacto direto na qualidade do atendimento e na performance das concessionárias.
Segundo a empresa, o programa será contínuo e deve evoluir com base no retorno das participantes e das áreas envolvidas, como Treinamento e Desenvolvimento, Diversidade, Equidade e Inclusão, além das equipes Comercial, de Marketing e Operações.
Capacitação feminina ganha espaço no setor de transporte
A iniciativa reforça a estratégia da montadora de ampliar oportunidades para mulheres no segmento de caminhões, historicamente dominado por homens. A empresa destaca que investir no desenvolvimento feminino contribui para mudanças culturais e para a evolução do mercado.
De acordo com Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, a criação de oportunidades iguais impacta não apenas carreiras, mas também o ambiente de negócios.
O programa também busca aumentar a representatividade feminina na área comercial, oferecendo um ambiente de aprendizado com foco técnico, troca de experiências e desenvolvimento de competências.
Para Ronaldo Ferrareto, gerente do Centro de Treinamento, a proposta é preparar as profissionais para atuar com mais segurança e conhecimento, além de fortalecer a presença feminina em funções estratégicas dentro da rede de vendas.
Programa impacta cultura organizacional e mercado
Além da capacitação, o “C Sales – A Voz Delas” contribui para dar visibilidade às mulheres no setor de transporte, incentivar novas profissionais e reduzir barreiras estruturais.
A iniciativa também reforça o posicionamento da Mercedes-Benz como uma empresa que investe em diversidade e inclusão em áreas técnicas e comerciais.
Movimento A Voz Delas completa sete anos
O lançamento do programa ocorre no momento em que o Movimento A Voz Delas completa sete anos. Criado pela Mercedes-Benz, o projeto reúne cerca de 70 empresas parceiras e tem como foco melhorar as condições de trabalho das mulheres no transporte.
Para marcar a data, a empresa realizou um evento em sua fábrica de São Bernardo do Campo, reunindo cerca de 80 participantes, entre caminhoneiras, motoristas de ônibus, profissionais do setor e representantes de empresas parceiras.
A programação incluiu palestras, visita às linhas de produção de caminhões e ônibus e atividades voltadas ao desenvolvimento profissional e troca de experiências. O encontro também serviu para discutir desafios enfrentados pelas mulheres no transporte, como segurança nas estradas, condições de trabalho e preconceito.
O movimento busca ampliar a presença feminina no setor, promovendo ações práticas que contribuam para melhores condições de trabalho e maior inclusão.
