Após um meticuloso processo de dois anos de testes e adequações técnicas, a transportadora Gelog adquiriu os primeiros cinco caminhões elétricos da chinesa Sany no mercado nacional. De acordo com Blancher Sousa, diretor da Gelog, a fase de testes teve como foco principal superar um dos maiores desafios logísticos de quem opera na Baixada Santista (SP), que é a subida da Serra do Mar com carga máxima.
“A gente quis testar a capacidade máxima permitida pela legislação. Então, os veículos rodaram em todos os testes com 25 a 27 toneladas de carga e o nosso principal desafio seria a subida da serra. Para as empresas que ficam na Baixada Santista, o desafio de subir a serra da Imigrantes era realmente o que mais nos trazia preocupação“, relatou Sousa. “O veículo da Sany conseguiu atender com maestria e nós conseguimos subir a serra com a capacidade máxima“, complementa.

O executivo detalhou que o desenvolvimento conjunto focou em corrigir especificidades locais. “Foram trocadas informações durante dois anos com relação à altimetria, às distâncias que esse veículo iria percorrer para atender os nossos principais clientes e então, juntos, a Sany e a Gelog, a gente foi aparando as arestas para que realmente o veículo atendesse a nossa necessidade“, explicou. A rota dos testes conectou a matriz da empresa em Santos aos clientes no planalto.
Além do desempenho em rampas íngremes, outro ponto crítico avaliado foi a autonomia e o consumo energético. “Esse era o principal desafio. O motor elétrico do caminhão é muito forte, mas nós também precisávamos ter autonomia. Durante esses testes a gente conseguiu garantir que o veículo realmente atendesse essas instâncias“, afirmou o diretor.
Sousa também destacou os diferenciais tecnológicos e de conforto dos modelos. “É um caminhão que tem um conforto absurdo pro motorista, que também é uma preocupação nossa. O motorista dirige durante longas horas nas estradas, então o caminhão tem que ser confortável. Ele tem muita tecnologia. É um veículo totalmente automatizado por meio de sensores diversos. É um diferencial que hoje você não encontra muito nas marcas nacionais“, completou.
Com os resultados positivos, a Gelog formalizou a compra das primeiras unidades durante o evento que marcou o lançamento dos caminhões Sany no Brasil, ocorrido na semana passada. “Nós compramos cinco veículos, modelos 437 e 588, e a ideia é comprar mais 15 a 20 veículos. Na verdade, a nossa ideia é transformar 100% da nossa frota em elétricos“, revelou Sousa. A estimativa para essa transição total é de cinco anos, considerando a frota atual de quase 300 veículos. O diretor ponderou, no entanto, que a aplicação inicial será em rotas específicas. “Esse veículo atende uma quantidade de operações devido às distâncias. Distâncias muito longas para fora do estado, é lógico que a gente não vai conseguir fazer com veículo elétrico. Mas distâncias dentro num raio de 300 até 400 km, sim.”

Recentemente, Blancher Sousa retornou de uma visita às instalações da Sany na China, experiência que, segundo ele, solidificou a parceria. “A Sany tem 46 fábricas na China. É um negócio astronômico. Poder conhecer de perto essas unidades e ver a dimensão, o tamanho das fábricas, a tecnologia aplicada, o trabalho que eles desenvolvem lá é surreal“, descreveu. “Você volta da China com uma cabeça totalmente diferente e traz uma confiança muito maior na hora de adquirir um veículo. Trouxe uma garantia para nós muito maior de apostar na Sany, porque é realmente um divisor de águas.”
As cinco unidades adquiridas estão em processo final de emplacamento e liberação para iniciar as operações comerciais na frota da Gelog, marcando a entrada efetiva dos pesados elétricos da Sany no desafiador mercado de transporte de cargas do Brasil.
