MAN lança eTGE para cargas refrigeradas na Europa

Com autonomia para até 310 quilômetros, carregamento rápido pode ampliar o alcance diário para cerca de 600 km

Por Gustavo Queiroz

- novembro 19, 2025

Estande com o MAN eTGL de 12 toneladas na Solutrans

Em novembro de 2025, a MAN Truck & Bus utilizará o palco da feira Solutrans, em Lyon (França), para realizar a estreia mundial de uma nova versão do seu caminhão totalmente elétrico. Trata-se do chassi MAN eTGL, de 12 toneladas, agora especificamente desenvolvido para receber carrocerias frigoríficas. A novidade amplia significativamente as aplicações do veículo, permitindo o transporte de distribuição urbano e regional de mercadorias sensíveis à temperatura, como alimentos e medicamentos.

Uma das inovações técnicas centrais desta variante é a interface de alta tensão que permite alimentar a unidade de refrigeração diretamente da rede elétrica do veículo. Esta solução elimina a necessidade de um grupo eletrogêneo auxiliar movido a diesel, comum em veículos frigoríficos convencionais.

MAN eTGL de 12 toneladas frigorífico
MAN eTGL de 12 toneladas frigorífico | Foto: Divulgação

O MAN eTGL frigorífico é baseado na robusta plataforma de 12 toneladas da marca, oferecendo uma capacidade de até 6,6 toneladas. Com uma capacidade útil de bateria de 160 kWh, sua autonomia pode chegar a 310 quilômetros sem recarga intermediária, considerando a carroceria e o tipo de operação. A tecnologia de carregamento rápido é um diferencial operacional, permitindo recarregar as duas baterias de 10% para 80% em aproximadamente 35 minutos. Esta característica possibilita aproveitar pausas e tempos de carga e descarga para ampliar a autonomia diária para até 600 quilômetros.

Além do novo modelo, toda a gama de eCaminhões da MAN, formada pelos modelos eTGL, eTGS e eTGX, recebeu aprimoramentos que elevam sua eficiência energética. Através de sistemas auxiliares mais econômicos, uma utilização mais consistente do calor residual e funções de condução melhoradas, os modelos alcançaram um ganho de aproximadamente 10% em sua autonomia. Como resultado, um caminhão trator eTGX semirreboque com seis baterias pode agora percorrer até 570 quilômetros, enquanto um chassi Solo eTGX com carroceria baú pode atingir até 870 quilômetros sem necessidade de recarga.

MAN eTGL de 12 toneladas
MAN eTGL de 12 toneladas | Foto: Divulgação

A confiabilidade da tecnologia elétrica da MAN é respaldada por dados da operação prática. Cerca de 400 unidades dos modelos eTGX e eTGS já percorreram mais de nove milhões de quilômetros em serviço de clientes em pouco menos de um ano, registrando um consumo médio considerado baixo de aproximadamente 93 kWh por 100 quilômetros. O eTGL compartilha o mesmo conjunto modular de componentes elétricos dos seus irmãos maiores, incluindo os pacotes de baterias de 80 kWh cada, produzidos pela MAN em Nuremberg, e um motor elétrico de 285 cv associado a uma transmissão de duas velocidades.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *