ZF nacionaliza câmera que evita acidentes e amplia segurança veicular

Investimento de R$ 35 milhões e domínio de duas gerações de tecnologia posicionam a planta de Limeira (SP) como peça-chave na estratégia global da empresa e no avanço da segurança veicular sul-americana

Por Gustavo Queiroz

- outubro 16, 2025

ZF câmeras inteligentes 4.8 e 3.5, respectivamente

A ZF anuncia o início da produção local de câmeras frontais inteligentes no Brasil, um marco inédito para o setor na América do Sul. A empresa se torna a primeira e única do continente a fabricar localmente esses componentes críticos para os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS), consolidando o Brasil como uma plataforma estratégica para o fornecimento de tecnologias de direção automatizada de níveis L2 e L2+.

A nacionalização abrange duas gerações de câmeras, incluindo a geração 3.5, cuja produção se inicia agora em outubro de 2025 na unidade de Limeira (SP), e a mais avançada geração 4.8, prevista para 2026. O projeto, que contou com um investimento de R$ 35 milhões e incentivos do Programa Mover, visa atender com maior agilidade e customização as demandas das montadoras instaladas no Brasil, com potencial de expansão para todo o mercado sul-americano.

Plínio Casante, Head da Divisão de Eletrônicos da ZF América do Sul e Carlos Delich, presidente da ZF América do Sul
Plínio Casante e Carlos Delich, respectivamente | Foto: Divulgação

Essa nacionalização é um passo que reafirma o compromisso da ZF com a inovação, segurança e desenvolvimento industrial na América do Sul. Estamos trazendo tecnologias globais da nossa empresa, com a vantagem de atender de forma mais ágil e personalizada às demandas locais“, afirmou Carlos Delich, presidente da ZF América do Sul.

Segundo Plínio Casante, líder da Divisão de Eletrônicos da ZF América do Sul, a decisão foi impulsionada pela crescente demanda por sistemas ADAS e pela evolução dos protocolos de segurança do Latin NCAP. “Globalmente, uma a cada três câmeras automotivas inteligentes em operação no mundo é da ZF. Agora, trazemos essa capilaridade e expertise para o solo brasileiro“, complementou.

Características técnicas

A produção das duas gerações oferece flexibilidade às montadoras, permitindo que adotem tecnologias compatíveis com seus projetos e estratégias de mercado.

Câmera frontal inteligente geração 3.5 (out/2025):

  • Sensor:3 Megapixel;
  • Campo de Visão: 52°;
  • Taxa de Atualização: 36 frames por segundo;
  • Alcance de Detecção: Até 150m para veículos e 70m para pedestres;
  • Funcionalidades Principais: Frenagem Automática de Emergência (AEB), Assistente de Permanência em Faixa (LKA), Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Farol Alto Automático e alerta de mudança de faixa;
  • Aplicação: Ideal para sistemas ADAS de entrada e intermediários, atendendo aos requisitos atuais do Latin NCAP.

Câmera frontal inteligente geração 4.8 (Produção prevista para 2026):

  • Sensor:7 Megapixel;
  • Campo de Visão Ampliado: 100°, crucial para ambientes urbanos complexos;
  • Taxa de Atualização: Mantém os 36 fps, com maior poder de processamento;
  • Alcance de Detecção: Estendido para 170m para veículos e 70m para pedestres;
  • Funcionalidades Avançadas: Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC), reconhecimento de semáforos, detecção de buracos na pista, centralização de faixa, função “chofer” para tráfego lento, detecção de bicicletas e fusão de dados com radar;
  • Aplicação: Atende aos requisitos mais rigorosos da próxima fase do Latin NCAP (2026-2029) e do Euro NCAP, suportando uma condução automatizada de nível L2+.

A nacionalização é uma resposta direta à escalada nas exigências de segurança veicular. O Latin NCAP, em sua fase atual (2020-2025), já incorpora testes para sistemas ativos como AEB e LKA. A próxima fase (2026-2029) se alinhará ainda mais ao rigoroso padrão Euro NCAP 2019. “Estamos posicionando o Brasil como referência em segurança ativa, direção assistida e automação veicular na América do Sul“, declara Delich.

A ZF prevê uma capacidade de produção de até 900 mil unidades anuais das câmeras na planta de Limeira, que é a única unidade industrial do Brasil dedicada à produção de eletrônicos para segurança veicular. Desde 2013, a fábrica já produziu mais de oito milhões de unidades para sistemas de freio, direção e airbags, e agora amplia sua vocação para a eletrônica embarcada mais avançada.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *