A ZF anuncia o início da produção local de câmeras frontais inteligentes no Brasil, um marco inédito para o setor na América do Sul. A empresa se torna a primeira e única do continente a fabricar localmente esses componentes críticos para os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS), consolidando o Brasil como uma plataforma estratégica para o fornecimento de tecnologias de direção automatizada de níveis L2 e L2+.
A nacionalização abrange duas gerações de câmeras, incluindo a geração 3.5, cuja produção se inicia agora em outubro de 2025 na unidade de Limeira (SP), e a mais avançada geração 4.8, prevista para 2026. O projeto, que contou com um investimento de R$ 35 milhões e incentivos do Programa Mover, visa atender com maior agilidade e customização as demandas das montadoras instaladas no Brasil, com potencial de expansão para todo o mercado sul-americano.
“Essa nacionalização é um passo que reafirma o compromisso da ZF com a inovação, segurança e desenvolvimento industrial na América do Sul. Estamos trazendo tecnologias globais da nossa empresa, com a vantagem de atender de forma mais ágil e personalizada às demandas locais“, afirmou Carlos Delich, presidente da ZF América do Sul.
Segundo Plínio Casante, líder da Divisão de Eletrônicos da ZF América do Sul, a decisão foi impulsionada pela crescente demanda por sistemas ADAS e pela evolução dos protocolos de segurança do Latin NCAP. “Globalmente, uma a cada três câmeras automotivas inteligentes em operação no mundo é da ZF. Agora, trazemos essa capilaridade e expertise para o solo brasileiro“, complementou.
Características técnicas
A produção das duas gerações oferece flexibilidade às montadoras, permitindo que adotem tecnologias compatíveis com seus projetos e estratégias de mercado.
Câmera frontal inteligente geração 3.5 (out/2025):
- Sensor:3 Megapixel;
- Campo de Visão: 52°;
- Taxa de Atualização: 36 frames por segundo;
- Alcance de Detecção: Até 150m para veículos e 70m para pedestres;
- Funcionalidades Principais: Frenagem Automática de Emergência (AEB), Assistente de Permanência em Faixa (LKA), Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Farol Alto Automático e alerta de mudança de faixa;
- Aplicação: Ideal para sistemas ADAS de entrada e intermediários, atendendo aos requisitos atuais do Latin NCAP.
Câmera frontal inteligente geração 4.8 (Produção prevista para 2026):
- Sensor:7 Megapixel;
- Campo de Visão Ampliado: 100°, crucial para ambientes urbanos complexos;
- Taxa de Atualização: Mantém os 36 fps, com maior poder de processamento;
- Alcance de Detecção: Estendido para 170m para veículos e 70m para pedestres;
- Funcionalidades Avançadas: Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC), reconhecimento de semáforos, detecção de buracos na pista, centralização de faixa, função “chofer” para tráfego lento, detecção de bicicletas e fusão de dados com radar;
- Aplicação: Atende aos requisitos mais rigorosos da próxima fase do Latin NCAP (2026-2029) e do Euro NCAP, suportando uma condução automatizada de nível L2+.
A nacionalização é uma resposta direta à escalada nas exigências de segurança veicular. O Latin NCAP, em sua fase atual (2020-2025), já incorpora testes para sistemas ativos como AEB e LKA. A próxima fase (2026-2029) se alinhará ainda mais ao rigoroso padrão Euro NCAP 2019. “Estamos posicionando o Brasil como referência em segurança ativa, direção assistida e automação veicular na América do Sul“, declara Delich.
A ZF prevê uma capacidade de produção de até 900 mil unidades anuais das câmeras na planta de Limeira, que é a única unidade industrial do Brasil dedicada à produção de eletrônicos para segurança veicular. Desde 2013, a fábrica já produziu mais de oito milhões de unidades para sistemas de freio, direção e airbags, e agora amplia sua vocação para a eletrônica embarcada mais avançada.