VLI amplia capacidade do terminal portuário Tiplam para receber navios de maior porte

Obras de dragagem aumentaram o calado dos berços de 13,35m para 14,10m, permitindo navios de maior porte no Terminal Portuário Tiplam

Por Victor Fagarassi

- julho 25, 2025

terminal portuário timplam

A VLI, empresa de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, acaba de concluir uma importante modernização no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista. As obras de dragagem aumentaram o calado dos berços de 13,35m para 14,10m, permitindo a atracação de navios de maior porte e trazendo ganhos significativos de eficiência operacional. Essa ampliação já mostra resultados concretos: recentemente o terminal bateu recordes ao operar um navio carregado com 74 mil toneladas de açúcar para exportação e outro com 72,6 mil toneladas de fertilizantes para importação – os maiores volumes já movimentados em sua história.

Os trabalhos de aprofundamento foram realizados no canal de Piaçaguera e nos berços 2, 3 e 4 do Tiplam, proporcionando um aumento de cerca de 10% na capacidade de carga dos navios que operam no terminal. Além disso, a melhoria reduz em mais de 60% o tempo de espera dos navios devido às variações de maré, aumentando significativamente a disponibilidade dos berços. “Esta modernização está totalmente alinhada com nossa visão de oferecer a solução mais ágil, segura e competitiva para os fluxos logísticos de nossos clientes”, explica Marcelo Cardoso, diretor de operações do Corredor Sudeste da VLI.

Importância do Tiplam

O Tiplam tem papel estratégico no escoamento de commodities brasileiras. O terminal é responsável por 25% de todo o açúcar exportado pelo Porto de Santos e participa de mais de 90% das importações nacionais de fertilizantes, sendo a maior transportadora ferroviária do setor no país. Por meio do terminal, a VLI distribui insumos como enxofre, rocha fosfática e amônia para indústrias no Triângulo Mineiro, fortalecendo toda a cadeia do agronegócio.

Integrado ao Corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica, o Tiplam conecta importantes regiões produtoras de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, escoando principalmente açúcar, grãos e fertilizantes. Além dos ganhos operacionais, a operação ferroviária do terminal traz benefícios ambientais significativos: o modal ferroviário emite até nove vezes menos CO² que o rodoviário, contribuindo para reduzir o impacto ambiental na região da Baixada Santista.

Terminal Portuário Tiplam
Estrutura de Engenharia do Terminal
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