Rumo começa operações com trens de 135 vagões em rotas do agronegócio

Composições passam a transportar mais de 17 mil toneladas por trem e reforçam rotas do agronegócio em direção ao Porto de Santos

Por Victor Fagarassi

- junho 10, 2025

rotas do agronegócio

Comprometida com uma solução ferroviária segura, eficiente e sustentável para atender à expansão do agronegócio brasileiro, a Rumo, maior operadora de ferrovias do país, deu início no primeiro trimestre de 2025 às operações com composições de 135 vagões. Essa evolução faz parte do plano de ampliação da Malha Paulista, onde os trens, que antes circulavam com 120 vagões, agora operam com formações maiores nas principais rotas do agronegócio, ligando terminais em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins ao Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina.

Os projetos de aumento de capacidade começaram em 2021, quando a empresa passou a operar com 120 vagões por trem. “Começamos em 2015 com 80 vagões, evoluímos para 120 e agora, com 135 vagões, quase dobramos nossa capacidade por composição. O crescimento do agronegócio nas regiões onde atuamos nos motiva a aprimorar continuamente nossa infraestrutura para oferecer maior eficiência aos clientes”, afirma Bruno Casarini, diretor de Operações e Manutenção da Rumo.

A nova configuração proporciona um incremento médio de 1.200 toneladas úteis por trem, redução de uma hora no tempo de viagem e ganhos em eficiência energética, substituindo até 530 caminhões por dia (cerca de 6 mil mensais). Somente em fevereiro, cerca de 3 milhões de toneladas de grãos foram transportadas para Santos.

“Para viabilizar esse projeto, nossas equipes trabalharam nos últimos três anos em melhorias operacionais e técnicas, garantindo entregas mais rápidas com o mesmo número de trens, porém com maior capacidade”, explica o executivo.

Investimentos e estudos técnicos

A concessionária aplicou aproximadamente R$ 350 milhões em adaptações, incluindo a expansão de pátios de manobra e ajustes nas composições. Além disso, realizou estudos avançados de força e tração, com sensores instalados nos engates, para superar desafios técnicos e operacionais.

Preparação para a demanda futura

Segundo o Ministério da Agricultura, a produção de grãos no Brasil deve crescer 27% na próxima década. A Conab projeta que a safra 2024/2025 pode bater recorde, atingindo 322,25 milhões de toneladas. Para atender a essa demanda, a Rumo já concluiu 25% das obras previstas em seu plano de investimentos, elevando sua capacidade de transporte de 45 milhões de toneladas/ano (2020) para 53 milhões atualmente, com meta de chegar a 75 milhões após a conclusão dos projetos.

Comparativo de capacidade

  • 135 vagões: 17.200 toneladas

  • 120 vagões: 15.500 toneladas

  • 80 vagões: 7.600 toneladas

Atualmente, oito trens diários com 135 vagões partem em direção a Santos, reforçando a eficiência do transporte ferroviário para o agronegócio.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *