A adoção de sistemas inteligentes com inteligência artificial está melhorando a segurança no transporte rodoviário brasileiro, beneficiando tanto motoristas quanto comunidades próximas às rotas logísticas. A Bracell, produtora de celulose, visando segurança, implementou em 2021 um sistema de monitoramento avançado em sua frota, reduzindo acidentes e mitigando impactos em áreas rurais.
Em três anos, a empresa registrou queda de 90% em desvios de comportamento ao volante, graças a sensores, IA e análise em tempo real. O sistema identifica riscos como sonolência, uso de celular e outras distrações, permitindo ações preventivas. Entre 2021 e 2024, a média de infrações por caminhão caiu de 3,92 para apenas 0,18 ao dia, com sonolência respondendo por 76% dos alertas.

Desde 2021, todos os caminhões tritrem da Bracell, incluindo veículos de terceiros, receberam câmeras de monitoramento. Em 2024, a empresa ampliou o sistema: agora, cada unidade possui cinco câmeras (frontal, laterais, cabine e detecção de fadiga), transmitindo dados em tempo real para a central. A tecnologia permitiu maior precisão na gestão de ocorrências e no acompanhamento individual de cada motorista.
Outro avanço no quesito segurança pela Bracell é a “cerca embarcada”, que emite alertas quando os caminhões se aproximam de zonas habitadas, reforçando o limite de velocidade. A medida reduziu em mais de 80% as infrações por excesso de velocidade em 2024 – de uma ocorrência a cada 928 km para uma a cada 4.565 km. O controle também diminuiu poeira, ruído e riscos para pedestres e animais.
LEIA MAIS: Volvo entrega primeiro veículo com Sistema de Segurança Ativa
