Construtúnel reduz tempo de escavação em 90%

Além de eliminar CO₂, a nova geração de equipamentos traz ganhos em eficiência, custos e segurança das operações

Por Gustavo Queiroz

- maio 19, 2025

carregadeira Volvo L25 Electric

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE), fabricante de equipamentos pesados — como escavadeiras, pás-carregadeiras e caminhões articulados —, conta com máquinas elétricas em operação em obras de diversos portes, incluindo pela Construtúnel, empresa especialista em engenharia de precisão.

Na Estrada de Ferro Vitória a Minas, gerida pela Vale, a Construtúnel utiliza a carregadeira Volvo L25 Electric e a escavadeira Volvo ECR25 Electric em obras de drenagem pluvial. A adoção desses equipamentos reduziu drasticamente o tempo de escavação de um turno inteiro para apenas 15 minutos.

A negociação foi intermediada pela Tracbel, distribuidora oficial da Volvo CE em parte do Brasil. “Com a introdução das máquinas elétricas compactas, nossa operação torna-se 300% mais eficiente, garantindo zero emissões de CO2 e um ambiente de trabalho mais seguro e silencioso”, ressalta Carlos Eduardo de Oliveira Júnior, diretor operacional da Construtúnel Ltda.

escavadeira Volvo ECR25 Electric
Escavadeira Volvo ECR25 Electric | Foto: Divulgação

Antes dependentes de mão de obra intensiva, técnicas tradicionais ganharam agilidade com os equipamentos elétricos da Volvo CE. Processos como escavação e instalação de estruturas em túneis tornaram-se mais eficientes, reduzindo custos operacionais. “Estamos vivendo uma verdadeira revolução nos ambientes subterrâneos. Além da produtividade e economia, a segurança dos profissionais atingiu um novo patamar”, destaca Júnior.

Com baterias de íon-lítio de 48V e 40 kWh, as máquinas operam por até oito horas, dependendo do uso, e recarregam em duas horas. “A L25 Electric e a ECR25 Electric são equipamentos notavelmente silenciosos e com design compacto, ideais para aplicações em espaços reduzidos. A eliminação dos níveis de vibração e ruído permite um ambiente de operação mais saudável e o trabalho em horários não convencionais, minimizando o impacto nas áreas urbanas e nas comunidades locais”, explica Rafael Nieweglowski, líder de vendas Emob e equipamentos compactos da Volvo CE na América Latina.combinam versatilidade, baixo ruído e eficiência energética, sem emitir poluentes durante a operação.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *