A Fenatran – Feira Internacional de Transporte – 2013, está reunindo praticamente todas as empresas do segmento de pneus. A produção vem respondendo às demandas decretadas pelo ritmo de vendas de caminhões, ônibus e comerciais leves, e que tem grandes condições de superar os índices de 2012.
A Pirelli lança a nova geração de pneus radias 01 Series, em toda a América Latina. Os novos produtos desenvolvidos no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da fabricante no país, em que foi utilizada a tecnologia já usada na matriz italiana. Foram investidos cerca de US$ 200 milhões, na mudança de linha dos produtos. As principais modificações foram à redução de temperatura durante a rodagem, maior durabilidade e diminuição da resistência ao rolamento, e a redução de aproximadamente 2% do consumo de combustível.
A Bridgestone tem como grande o novidade o Bridgestone R268, indicado para estradas de curtas e longas distâncias. Outros lançamentos também são o M840, radial de última geração, para percursos mistos (on-off), de curtas e médias distâncias. E o Firestone FS400, sem câmara para uso em eixos direcionais, livres e de tração moderada.
A Continental, visando a Copa do Mundo de 2014, está promovendo, o ContiGol. Linha de pneus especialmente desenvolvida para o segmento urbano e que estará disponível na medida 275/80R22,5, e que equipará os ônibus responsáveis pelo transporte das delegações que disputarão a Copa do Mundo no Brasil. Outro lançamento é o ContiCOAH, desenvolvido para o segmento de ônibus rodoviários e para o transporte de passageiros em grandes e médias distâncias, que está disponível na medida 295/80R22,5.
A Dunlop está lançando o novo SP 871, pneu destinado para eixos de tração, comercializado nas medidas 275/80R22.5 e 295/80R22.5. O modelo tem aplicação regional/longa distância, com combinação otimizada de sulcos e blocos largos e profundos. Outro produto apresentado é o SP442, na medida 215/75R17.5. O pneu foi desenvolvido para eixos de tração e é indicado para a utilização de longa distância, regional e urbana.
As novidades de Goodyear são os pneus G686 MSS PLUS e o G677 MSD PLUS, especialmente voltados para os segmentos de canavieiro, de mineração e de construção. A circulação dos pneus já começou mês passado, mas na feira a empresa está promovendo esta suanovidade. Donos de uma tecnologia chamada de High elongation were, possuem quatro cintas de aço construídas sobre a carcaça, e ainda garante que os pneus suportem transportar até 15 mil toneladas de cargas.
As bandas também são destaques na Fenatran. A Moreflex está com três novidades em paralelo. A banda MHU2, com aplicação específica para veículos urbanos, a MHT que incorporou inovações importantes para aumentar a produtividade dos veículos de transporte rodoviário e a MHFW, para frotas que buscam soluções para reduzir o arraste lateral.
A Vipal está apresentando a banda VI600, com aplicações exclusivas em veículos industriais. Segundo o fabricante, esta banda é mais leve e econômica, gerando rentabilidade no dia a dia. A Marangoni, mesmo sem novidades, está apresentando seis linhas dos principais produtos de anéis Ringtread.