O utilitário Sprinter, da Mercedes-Benz, completa 25 anos de lançamento no Brasil. Fabricada na Argentina, o utilitário contabiliza mais de 180 mil unidades comercializadas no mercado brasileiro, nas versões van para passageiros, furgão vidrado, furgão e chassi cabine.

Lançada no Brasil em 1997, a Sprinter ganhou sua segunda geração em 2012, já equipada com sistemas de assistência avançados, como o pioneiro programa eletrônico de estabilidade, freios ABS e airbag para o motorista. Em sua terceira geração, a atual, a Sprinter oferece importantes recursos de segurança e conforto para o motorista e passageiros. Além do design interno ergonômico, conta com importantes funções e equipamentos de segurança ativa, como o ESP adaptativo, assistente de partida em rampa, assistente ativo de frenagem, assistente de vento lateral, alerta de fadiga do condutor e câmera de ré.
Em adição, o utililtário traz ainda ar-condicionado com controle digital, partida do motor sem chave, direção elétrica, volante multifuncional e sistema multimídia. O conceito do cockpit é ser o mais aproximado possível de um automóvel, para maior conforto do motorista. A interatividade é assegurada pelo sistema MBUX, com tela touchscreen de 7 polegadas, espelhamento de smartphones compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, entradas USB e transmissão de áudio via Bluetooth.
Configurações
As três versões básicas oferecem diferentes opções de comprimento e capacidade e amplas possibilidades de customização. Na configuração furgão, as Sprinter 314 CDI Street, 315 CDI Street e 416 CDI são oferecidos nas versões curta, longa e extralonga, e quatro de capacidade volumétrica, com 7,5 m³, 9m³, 10,5m³ e 14 m³. Já o 516 CDI, com maior capacidade, tem versões com 14 m³ e 15,5 m³ e duas opções de distância entre eixos. A Sprinter Van, por sua vez, dispõe de cinco diferentes capacidades (passageiros + motorista): 9+1, 15+1, 17+1, 19+1 e 20+1. Para completar, a linha inclui ainda a Sprinter Truck, chassi com cabine, que oferece capacidade de carga de 3.500 kg, 4.100 kg e 5.000 kg.
Para o ano em curso, Carlos Garcia projeta um crescimento de 10% nas vendas, impulsionado pelos segmentos de turismo, de entregas urbanas (last mile), além de saúde com as encomendas de ambulâncias. O executivo também aposta na força do empreendedorismo, que estimula a geração de negócios como food trucks, pet shops e salão de cabelereiros sobre rodas. Segundo ele, hoje, o mix de produção está dividido entre 40% furgões, 40% vans e 20% de chassi cabine.

