Metra inicia programa de Coleta Seletiva em três terminais

Por Freelers

- setembro 12, 2012

Até o final do ano o programa será ampliado

Até o final do ano o programa será ampliado

A Metra – empresa que opera o Corredor Metropolitano de Ônibus ABD – lançou o programa de coleta seletiva em três dos seus nove terminais. O programa será ampliado até o final deste ano e será implantado, também, nos 110 pontos de ônibus distribuídos nas cidades de São Bernardo do Campo, Diadema, Santo André e nas zonas Sul e Leste de São Paulo – Jabaquara e São Mateus.

O lançamento da campanha foi feito durante o “Dia de Fazer a Diferença”, evento socioeducativo anual que reúne os 1.500 colaboradores da empresa, funcionários e voluntários da comunidade em ações de sustentabilidade e responsabilidade social.

Durante toda a manhã, voluntários se organizaram em grupos que se dividiram nas vizinhanças dos terminais para divulgar o novo projeto da Metra e instruíram os usuários dos terminais Jabaquara, Santo André Oeste e São Bernardo do Campo a utilizarem os coletores ecológicos.

O marco do evento foi às 10h30, quando a diretora-executiva Maria Beatriz Setti Braga reuniu todos os voluntários no Terminal Jabaquara e deu o start oficial do programa de Coleta Seletiva: “Nos últimos quatro anos plantamos mudas no Corredor ABD, já chegamos ao número de cinco mil árvores. Para 2012, decidimos iniciar o projeto de Coleta Seletiva, porque notamos que há um número muito grande de resíduo que poderia ser reciclado e melhor aproveitado”, explicou Beatriz.

Segundo Laércio Bruno Filho, consultor em sustentabilidade e coordenador do programa de Coleta Seletiva na Metra, são gerados por mês cerca de 25 toneladas de lixo nas paradas e terminais da empresa. “Havia um desperdício muito grande de materiais nobres que poderiam ser reciclados. Para sanar isso, implantamos o projeto e estamos montando uma parceria com a rede de catadores das regiões que a Metra atua”, afirmou.

O lançamento do programa contou com a colaboração de parceiros, como a Goodyear –  que montou um estante de produtos feitos a partir da reciclagem de pneus, produzidos pela entidade Arte em Pneus; a Nokia disponibilizou três urnas do programa “We: recycle”, para coleta de baterias, acessórios e celulares usados; e a Tetra Pak – levou uma equipe  para explicar aos usuários o processo de reciclagem.

O Instituto Triângulo recolheu óleo usado e trocou por sabão ecológico, e o Grupo Brasilianas apresentou materiais produzidos com lonas usadas. Tiveram, ainda, demonstrações de itens feitos de tecido, banners e papel (Charlotte Reciclagem); e pet (Mensageiros da Esperança). Todos os parceiros permanecerão nos terminais da Metra com estandes e ações promocionais por uma semana.

Divulgação

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *