A Siemens acaba de inaugurar o primeiro trecho de uma ‘rodovia elétrica’ na Alemanha. Essa inovação permitirá que os caminhões com motores híbridos, movidos também a eletricidade, se conectem a fios aéreos da rede elétrica.
Os caminhões poderão recarregar sem a necessidade de parada para abastecer, enquanto trafegam pela estrada. De acordo com o estado de Hesse, o trecho possui 10 quilômetros ao sul de Frankfurt, na autobahn A5, e foi inaugurado na semana passada.
O sistema — projetado pela empresa de engenharia Siemens enquanto a unidade de caminhões Scania, da Volkswagen, forneceu os veículos — utiliza tecnologia semelhante a trens ou bondes, permitindo que caminhões se conectem à rede elétrica enquanto dirigem a até 90 quilômetros por hora.
A eletricidade carrega a bateria do caminhão, permitindo que ele seja acionado eletricamente por algum tempo depois. Quando a bateria se esgotar, o veículo funciona com um motor a diesel.
Siemens iniciou o projeto em 2010
A primeira pista iniciada pela Siemens, em 2010, foi nos arredores de Berlim. Já a primeira pista completa foi aberta em 2016, fora de Estocolmo, a empresa está trabalhando para implantar outra em Califórnia.
A divisão de mobilidade da Siemens, que fabrica trens e equipamentos de sinalização, recentemente teve sua tentativa de se fundir com a concorrente francesa Alstom SA bloqueada pela Comissão Européia. De acordo com o executivo Joe Kaeser, a empresa prevê a expansão da unidade de trens para uma ampla gama de tópicos de mobilidade, como carros elétricos e autônomos.
Fonte: Bloomberg News