Representantes do setor de transportes discutem hidrovia Brasil-Uruguai

Na pauta, o projeto para instalação e concessão da Hidrovia da Lagoa Mirim – Lagoa dos Patos, trecho navegável entre Santa Vitória do Palmar (RS), extremo sul da lagoa Mirim, até a lagoa dos Patos, onde está o porto de Rio Grande

O projeto para instalação e concessão da Hidrovia Brasil-Uruguai, projeto binacional de transporte hidroviário, que é uma das prioridades da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) foi discutido na quarta-feira, 12, com diversas entidades e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da embaixada do Uruguai. A navegação pelo canal fluvial, constituído por trechos de sete rios com extensão total de 1.860 quilômetros, permitirá o escoamento de cargas pelo Porto de de Pelotas, liberando cargas por rotas no Oceano Atlântico.

Na pauta, o projeto para instalação e concessão da Hidrovia da Lagoa Mirim – Lagoa dos Patos, trecho navegável entre Santa Vitória do Palmar (RS), extremo sul da lagoa Mirim, até a lagoa dos Patos, onde está o porto de Rio Grande, situado na cidade de Rio Grande (RS).

Pelo projeto, a navegação pelo canal fluvial permitirá o escoamento de cargas pelo Porto de Pelotas, liberando cargas por rotas no Oceano Atlântico.

Durante a reunião, que contou com a presença do diretor geral da Antaq, Eduardo Nery, o senador Luis Carlos Heinze (RS) e com os demais representantes foi discutido o cronograma de intervenções a ser estabelecido para obras que serão necessárias para efetivação da hidrovia. O DNIT é o órgão responsável por realizar as obras de implementação e dragagem da hidrovia.

Já a ANTAQ tem a responsabilidade de estudar e aprovar o modelo de concessão para execução e gestão da hidrovia, trazendo manutenção e sinalização constante, no intuito de torná-la navegável ao longo dos anos.

Também foram trazidas contribuições por parte do senador Luis Carlos Heinze que debateu sobre o andamento e os próximos passos a serem tomados pelos órgãos para viabilização da hidrovia. O parlamentar sinalizou apoio do Congresso e da bancada do Rio Grande do Sul.

Além do diretor-geral da ANTAQ e do senador da República, estiveram presentes o Diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Erick Moura, o secretário-executivo da Embaixada do Uruguai, Santiago Ferrari, a cônsul uruguaia, Constanza Scaglione, e o assessor de Relações Internacionais da Agência, Alexandre Dal Fior.

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