Idade média de caminhões de profissionais autônomos sobe para 18 anos

    Caminhoneiros autônomos dirigem veículos que, em média têm 18 anos de fabricação. São caminhões que nem sempre passam por manutenção preventiva, poluem mais e costumam se envolver em mais acidentes, muitas vezes motivados por falhas nos freios e pneus.

    Em uma pesquisa feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), divulgada no final do ano passado, foi revelado que, dos 2,32 milhões de caminhões que circulam no Brasil, 1,07 milhão pertencem a motoristas autônomos. A maior parte (1,25 milhão) está nas mãos de transportadoras, e é mais nova: tem 10,2 anos, em média.

    Além de transtornos, como congestionamento motivado por quebras, queda na produtividade do motorista por causa desconforto do caminhão e baixo desempenho do veículo, o que mais preocupa são os elevados índices de acidentes com modelos comerciais mais velhos.

    De acordo com dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em 2010 os caminhões se envolveram em metade dos acidentes registrados em estradas federais, apesar de representarem apenas cerca de 5% da frota total circulante.Enquanto veículos de passeio estiveram envolvidos em cerca de 160 mil acidentes, caminhões envolveram-se em aproximadamente 80 mil colisões, conforme o Dnit.

    Panorama

    Com a recessão da economia, a demanda por frete cai. Consequentemente, a idade da frota circulante tende a aumentar. Como comparação, em 2013, caminhões pertencentes a profissionais autônomos tinham média de 17,2 anos, enquanto a frota das transportadoras registrava 8,3 anos. Na época, a média geral era de 12,1 anos.

    “O setor de caminhões sofre influência direta da queda nos financiamentos e ainda temos as difíceis situações econômica e política no País”, diz o vice-presidente da Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Marco Antonio Saltini.

    Fonte: O Estado de S. Paulo

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