A Volvo Buses lançou o chassi elétrico BZRLE, desenvolvido com piso baixo para facilitar o acesso em grandes cidades como São Paulo, Goiânia, Brasília e Porto Alegre, entre outras. A novidade se soma aos modelos padron, articulado e biarticulado de zero emissões.
Assista: walkaround do Volvo BZRT (elétrico)
Baseado na plataforma dos ônibus convencionais da montadora, o BZRLE compartilha componentes como quadro de chassi, freios e eixos com seus equivalentes a diesel, permitindo facilidade de manutenção e confiabilidade. Disponível na configuração 4×2, compatível com carrocerias de até 13,5 metros e capacidade para 90 passageiros. possui opção de um ou dois motores elétricos de 200 kW cada (totalizando 400 kW ou 540 cv). As baterias e componentes ficam posicionados abaixo do piso, permitindo carrocerias totalmente envidraçadas e layout flexível para portas em ambos os lados.

Equipado com quatro ou cinco baterias de íon-lítio de 90 kWh, o BZRLE oferece até 300 km de autonomia. Com suporte a carregamento CCS2 de 250 kW, as baterias podem ser recarregadas em apenas uma hora, assegurando maior disponibilidade para operações urbanas intensivas.
A tecnologia de regeneração de energia recupera até 35% da energia durante frenagens, enquanto o compressor de ar de última geração reduz ruídos internos, garantindo maior conforto aos passageiros.
O BZRLE pode ser equipado com o sistema “Zonas de Segurança“, que ajusta automaticamente a velocidade em áreas críticas (como terminais, escolas e hospitais) via monitoramento GPS. Outro opcional é o Volvo Dynamic Steering (VDS), direção eletro-hidráulica que melhora manobrabilidade e redução de fadiga do motorista.
