A Volvo entregou seu primeiro modelo equipado com o Sistema de Segurança Ativa (SSA), com com recursos de série presentes na maioria dos chassis rodoviários 6×2 e 8×2 da linha 2025. Essas são tecnologias que garantem viagens mais seguras e confortáveis, além de otimizar a produtividade e reduzir os custos operacionais.
O primeiro veículo foi adquirido pela Esctur, empresa paranaense especializada em fretamento turístico. A unidade é do modelo Volvo B460R. A evolução do Sistema de Segurança Ativa da Volvo incorpora funcionalidades avançadas, como alerta de ponto cego frontal, assistente de sinalização de trânsito, detector de fadiga, alerta de ponto cego lateral e monitoramento da pressão de pneus.
São novidades introduzidas recentemente na Europa e já disponíveis no Brasil. “A Volvo tem a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da marca. Há anos o SSA dos nossos ônibus vem contribuindo para mais segurança nas estradas. O aprimoramento dessas funcionalidades é mais um passo que eleva o padrão do transporte rodoviário de passageiros”, diz Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo.
Marco Antonio Januário, proprietário da Esctur, diz que a decisão pelo Volvo B460R foi influenciada pelas novidades em segurança: “O sistema de frenagem que ajuda a evitar colisões traseiras é essencial. Além disso, o modelo oferece recursos como a leitura da altura de pontilhões, o que auxilia muito, especialmente em áreas urbanas“. “A Esctur é a primeira empresa do País a incorporar essas tecnologias Volvo em sua frota”, diz Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo.
Novidades SSA
- Assistente de ponto cego frontal: verifica a área imediatamente à frente do ônibus e alerta o motorista sobre a presença de pedestres ou obstáculos.
- Assistente de ponto cego lateral: monitora ambos os lados do veículo e alerta sobre ciclistas ou carros em pontos cegos, tanto em movimento quanto parado.
- Assistente de sinalização de trânsito: reconhece e exibe sinais de trânsito para manter o motorista informado sobre restrições de velocidade e outras condições.
- Detector de fadiga: monitora a faixa e alerta o motorista ao detectar distração ou sonolência. Usa câmera e inteligência para prevenir riscos na condução.
- Monitoramento de pressão de pneus: alerta o motorista com um aviso no painel de instrumentos se a pressão de um pneu ficar abaixo dos níveis seguros.
- Além dos novos recursos, o SSA mantém diversas tecnologias que há anos fazem parte da oferta de segurança da Volvo:
- Alerta de colisão com frenagem de emergência: emite avisos visuais e sonoros e ativa frenagem automática em caso de risco iminente de colisão frontal.
- Alerta de mudança involuntária de faixa: avisa o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem por descuido ou desatenção.
- Piloto Automático Adaptativo: mantém distância segura do veículo à frente, freando ou acelerando de forma automática.
- Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP): sistema que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios.
- Freios Eletrônicos EBS5: permitem o controle equilibrado do veículo, regulando a pressão de frenagem nos diferentes eixos e rodas. Impedem também o travamento das rodas nas frenagens.
- Heads-up display: faixa vermelha de luzes Led que projeta alerta no para-brisas quando há risco de impacto com outro veículo.
- Assento Vibratório: aciona vibração no banco do motorista para alertá-lo de risco de impacto com outro veículo (item montado pelos encarroçadores).
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