A Volkswagen do Brasil deu início às exportações do SUV Tera, sendo que as primeiras unidades já estão a caminho de 12 países, incluindo Argentina, Chile, Colômbia e México, com embarques pelo Porto de Santos (SP) e via terrestre. Ainda neste ano, a montadora ampliará a distribuição para Bolívia, Equador, Peru e República Dominicana, entre outros.
O Tera é o quinto modelo de uma ofensiva que prevê 21 novos lançamentos na região até 2028 como parte dos R$ 20 bilhões em investimentos programados pela marca. Segundo Hendrik Muth, vice-presidente de Vendas da Volkswagen para América do Sul, o modelo reforça a posição da marca como maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,3 milhões de veículos enviados ao exterior desde o início de suas operações.
No primeiro semestre de 2025, as exportações da VW cresceram 54,21% (55.331 unidades), com destaque para Argentina, México e Colômbia. Os modelos mais enviados foram Polo, Saveiro, T-Cross e Nivus. A montadora também retomou as vendas para a África após dois anos, com embarques do T-Cross para Camarões, Gana e Senegal. A estratégia visa explorar mercados emergentes com similaridades ao perfil latino-americano.
A Volkswagen fechou o primeiro semestre de 2025 com 185.391 veículos vendidos no Brasil (alta de 10,6%), superando o crescimento médio do mercado (5%). O Polo segue como o carro mais vendido do país, enquanto o T-Cross lidera o segmento de SUVs, com 44.529 unidades entregues (+41%). A Volkswagen prepara novos embarques para a África em agosto e novembro, além de consolidar o Tera como carro-chefe nas Américas.