O fabricante espanhol de carroçarias Unvi, em comemoração ao seu 30º aniversário, apresentou no salão Busworld Europe 2025 o seu inovador ônibus conceito C26, projetado para o transporte urbano. O veículo, que ainda não está em produção, se destacou por seu icônico design que promete revolucionar a percepção do transporte público.
Batizado de C26, o conceito foi desenvolvido como uma carroçaria leve para ônibus urbanos, caracterizando-se por um design atraente e inovador. De acordo com a avaliação do júri do Busworld, a proposta da Unvi representa uma abordagem fresca e necessária, com potencial para tornar o transporte público mais atrativo para indivíduos que atualmente priorizam o uso do veículo privado. O júri ressaltou que é uma responsabilidade da indústria, dos operadores e dos fabricantes fornecer alternativas de transporte coletivo mais apelativas, que possam contribuir para a redução do tráfego de automóveis.
O interior do Unvi C26 foi meticulosamente planejado para criar uma atmosfera acolhedora e envolvente, transformando uma simples viagem pela cidade em uma experiência positiva. A seleção de materiais, o sistema de iluminação, as formas e a ergonomia de todos os elementos internos convergem para este objetivo. Logo no acesso, ao lado da porta dianteira, um painel projeta a rota do ônibus, informando os passageiros sobre a parada atual e a próxima. Ao adentrar o veículo, os passageiros são recebidos em um espaço que se assemelha a um lobby ou lounge, com revestimentos parietais aconchegantes e uma iluminação de teto extremamente atmosférica.
Ao avançar para o compartimento de passageiros, a experiência sensorial é elevada por dois “balões de luz” posicionados sobre as áreas de circulação, que funcionam como candelabros modernos, irradiando uma luz difusa e agradável. Esta experiência interior integrada foi concebida especificamente para incentivar e promover a utilização contínua do transporte público.
Do ponto de vista técnico, a Unvi projetou o C26 como um conceito versátil, adaptável a chassis de piso baixo ou de entrada baixa de diversos fabricantes. A carroçaria conceito foi desenvolvida para ser compatível com uma ampla gama de sistemas de propulsão, abrangendo desde os tradicionais motores a diesel e gás até as modernas soluções de eletrificação e hidrogênio. A empresa já iniciou colaborações com fabricantes de chassis para avaliar a integração do conceito em ofertas comerciais destinadas a operadores de diversos mercados europeus.