Num gesto que une arte, história e engenharia de ponta, a Mercedes-Benz Vans apresentou “THE BOuLDER“, uma escultura expressiva que serve como a primeira prévia oficial do design e conceito da próxima geração da Sprinter. A revelação, ocorrida no contexto das celebrações dos 130 anos da marca no setor de transporte, não se limitou a exibir o futuro, mas também homenageou o passado, colocando a nova eSprinter lado a lado com o veículo comercial mais antigo da marca ainda em circulação: um Benz Combination Delivery Vehicle de 1899. A obra escultórica, de aparência pétrea e robusta, simboliza a reinvenção do conceito de van, encapsulando os valores fundamentais de robustez, confiabilidade, versatilidade e durabilidade que têm definido a marca ao longo de mais de um século.
A narrativa de inovação da Mercedes-Benz Vans remonta a 1896, quando Carl Benz, sob a denominação Benz & Cie., inventou o veículo motorizado comercial. Benz desenvolveu dois modelos pioneiros: o Benz Delivery Van, uma carroça de carroceria fechada, e o Benz Combination Delivery Vehicle, um veículo com carroceria removível que podia ser convertido em um automóvel de dois lugares em minutos, consagrando-se como o primeiro veículo multiuso da história. Ambos eram propulsionados por motores monocilíndricos de quatro tempos, com o modelo combinado, por exemplo, utilizando uma unidade de 1.0 litro. Com capacidade de carga de 300 kg, incluindo o motorista, e potência entre 2,75 e 6 cavalos, estes veículos alcançavam de 15 a 20 km/h, superando em velocidade e capacidade as carroças puxadas por cavalos. O primeiro exemplar foi entregue à loja parisiense Du Bon Marché em 5 de dezembro de 1896.

O exemplar de 1899, pertencente à coleção Mercedes-Benz Classic, é o furgão mais antigo em condições de rodagem. Conhecido no Reino Unido como “Ideal Van” e produzido sob licença pela Hewetson’s Ltd., este veículo histórico, com 3 cv de potência e capacidade para 100 kg, foi meticulosamente restaurado para o aniversário de 130 anos, representando um elo tangível com as origens do transporte comercial motorizado.
Cerca de um século após essa invenção seminal, a Mercedes-Benz voltou a movimentar o segmento em 1995 com o lançamento da Sprinter, um veículo que preencheu a lacuna entre automóveis e caminhões e criou uma nova classe de utilitários. Ao longo de três décadas, a Sprinter construiu um legado baseado na versatilidade, confiabilidade e no conforto de condução similar ao de um automóvel, com mais de cinco milhões de unidades produzidas em configurações as mais diversas, desde ambulâncias e veículos de entrega até motorhomes e plataformas de construção.
A próxima geração da Sprinter, cujas linhas são antevistas por “THE BOuLDER”, marcará o início de uma nova era, definida por uma arquitetura modular que servirá de base para todos os futuros veículos médios e grandes da marca. A partir de 2026, a Europa receberá os primeiros modelos totalmente elétricos baseados na Van Electric Architecture (VAN.EA), começando pelas variantes de luxo VLE para clientes particulares, seguidas pelos furgões comerciais elétricos. Paralelamente, a Mercedes-Benz continuará a oferecer versões com motores a combustão modernos através da Van Combustion Architecture (VAN.CA), assegurando que todas as necessidades do mercado, tanto profissional como privado, sejam atendidas.

Desenvolvidas em colaboração estreita com clientes de diversos setores, as futuras vans comerciais serão altamente personalizáveis, oferecendo múltiplas opções de motorização, comprimento, entre eixos e peso bruto total. Esta versatilidade permitirá configurações sob medida para uma gama quase infinita de aplicações, desde entregas urbanas rápidas e veículos frigoríficos até ambulâncias de última geração, oficinas móveis e transporte acessível.
No cerne desta transformação está o Mercedes-Benz Operating System (MB.OS), que elevará a conectividade e a inteligência das vans a um patamar inédito. Esta arquitetura integral, que vai do chip à nuvem, permite o controlo preciso de todos os sistemas do veículo, desde o infotainment até à recarga elétrica. A profunda integração de software facilitará a conexão de funções do veículo a interfaces de usuário, abrindo novas oportunidades para clientes comerciais. Recursos digitais específicos, como o Mercedes-Benz Van Uptime Monitor e o Large Vehicle Navigation, otimizarão a eficiência operacional e de manutenção.
Crucialmente, o MB.OS, com suporte de inteligência artificial, permitirá atualizações remotas (over-the-air) de todo o software do veículo, incluindo sistemas de assistência ao condutor. Esta capacidade garantirá que as vans permaneçam tecnologicamente atualizadas por anos, funcionando de forma análoga a um smartphone que recebe continuamente novas funcionalidades. A plataforma também oferece flexibilidade máxima para a integração de aplicativos de provedores externos, permitindo que clientes comerciais utilizem os seus próprios sistemas de gestão de frota ou navegação diretamente no display do veículo, mantendo a interface de usuário premium e característica da Mercedes-Benz.

