THE BOuLDER mostra spoiler da nova geração da Sprinter

Escultura revela primeiros detalhes da nova geração de design da linha Sprinter, prevista para o próximo ano

Por Gustavo Queiroz

- outubro 29, 2025

Mercedes-Benz Sprinter THE BOuLDER

Num gesto que une arte, história e engenharia de ponta, a Mercedes-Benz Vans apresentou “THE BOuLDER“, uma escultura expressiva que serve como a primeira prévia oficial do design e conceito da próxima geração da Sprinter. A revelação, ocorrida no contexto das celebrações dos 130 anos da marca no setor de transporte, não se limitou a exibir o futuro, mas também homenageou o passado, colocando a nova eSprinter lado a lado com o veículo comercial mais antigo da marca ainda em circulação: um Benz Combination Delivery Vehicle de 1899. A obra escultórica, de aparência pétrea e robusta, simboliza a reinvenção do conceito de van, encapsulando os valores fundamentais de robustez, confiabilidade, versatilidade e durabilidade que têm definido a marca ao longo de mais de um século.

A narrativa de inovação da Mercedes-Benz Vans remonta a 1896, quando Carl Benz, sob a denominação Benz & Cie., inventou o veículo motorizado comercial. Benz desenvolveu dois modelos pioneiros: o Benz Delivery Van, uma carroça de carroceria fechada, e o Benz Combination Delivery Vehicle, um veículo com carroceria removível que podia ser convertido em um automóvel de dois lugares em minutos, consagrando-se como o primeiro veículo multiuso da história. Ambos eram propulsionados por motores monocilíndricos de quatro tempos, com o modelo combinado, por exemplo, utilizando uma unidade de 1.0 litro. Com capacidade de carga de 300 kg, incluindo o motorista, e potência entre 2,75 e 6 cavalos, estes veículos alcançavam de 15 a 20 km/h, superando em velocidade e capacidade as carroças puxadas por cavalos. O primeiro exemplar foi entregue à loja parisiense Du Bon Marché em 5 de dezembro de 1896.

Mercedes-Benz Sprinter THE BOuLDER
Spoiler da nova grade da próxima geração da MB Sprinter | Foto: Divulgação

O exemplar de 1899, pertencente à coleção Mercedes-Benz Classic, é o furgão mais antigo em condições de rodagem. Conhecido no Reino Unido como “Ideal Van” e produzido sob licença pela Hewetson’s Ltd., este veículo histórico, com 3 cv de potência e capacidade para 100 kg, foi meticulosamente restaurado para o aniversário de 130 anos, representando um elo tangível com as origens do transporte comercial motorizado.

Cerca de um século após essa invenção seminal, a Mercedes-Benz voltou a movimentar o segmento em 1995 com o lançamento da Sprinter, um veículo que preencheu a lacuna entre automóveis e caminhões e criou uma nova classe de utilitários. Ao longo de três décadas, a Sprinter construiu um legado baseado na versatilidade, confiabilidade e no conforto de condução similar ao de um automóvel, com mais de cinco milhões de unidades produzidas em configurações as mais diversas, desde ambulâncias e veículos de entrega até motorhomes e plataformas de construção.

A próxima geração da Sprinter, cujas linhas são antevistas por “THE BOuLDER”, marcará o início de uma nova era, definida por uma arquitetura modular que servirá de base para todos os futuros veículos médios e grandes da marca. A partir de 2026, a Europa receberá os primeiros modelos totalmente elétricos baseados na Van Electric Architecture (VAN.EA), começando pelas variantes de luxo VLE para clientes particulares, seguidas pelos furgões comerciais elétricos. Paralelamente, a Mercedes-Benz continuará a oferecer versões com motores a combustão modernos através da Van Combustion Architecture (VAN.CA), assegurando que todas as necessidades do mercado, tanto profissional como privado, sejam atendidas.

Modelos eSprinter, o lendário Benz Combination Delivery Vehicle e a obra THE BOuLDER | Foto: Divulgação
Modelos eSprinter, o lendário Benz Combination Delivery Vehicle e a obra THE BOuLDER | Foto: Divulgação

Desenvolvidas em colaboração estreita com clientes de diversos setores, as futuras vans comerciais serão altamente personalizáveis, oferecendo múltiplas opções de motorização, comprimento, entre eixos e peso bruto total. Esta versatilidade permitirá configurações sob medida para uma gama quase infinita de aplicações, desde entregas urbanas rápidas e veículos frigoríficos até ambulâncias de última geração, oficinas móveis e transporte acessível.

No cerne desta transformação está o Mercedes-Benz Operating System (MB.OS), que elevará a conectividade e a inteligência das vans a um patamar inédito. Esta arquitetura integral, que vai do chip à nuvem, permite o controlo preciso de todos os sistemas do veículo, desde o infotainment até à recarga elétrica. A profunda integração de software facilitará a conexão de funções do veículo a interfaces de usuário, abrindo novas oportunidades para clientes comerciais. Recursos digitais específicos, como o Mercedes-Benz Van Uptime Monitor e o Large Vehicle Navigation, otimizarão a eficiência operacional e de manutenção.

Crucialmente, o MB.OS, com suporte de inteligência artificial, permitirá atualizações remotas (over-the-air) de todo o software do veículo, incluindo sistemas de assistência ao condutor. Esta capacidade garantirá que as vans permaneçam tecnologicamente atualizadas por anos, funcionando de forma análoga a um smartphone que recebe continuamente novas funcionalidades. A plataforma também oferece flexibilidade máxima para a integração de aplicativos de provedores externos, permitindo que clientes comerciais utilizem os seus próprios sistemas de gestão de frota ou navegação diretamente no display do veículo, mantendo a interface de usuário premium e característica da Mercedes-Benz.

Mercedes-Benz Sprinter THE BOuLDER
Mercedes-Benz Sprinter THE BOuLDER | Foto: Divulgação
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