Tecnologias para motores Euro 6 e veículos elétricos chegam à reposição

Novidades para motores diesel e primeiros passos na eletrificação são os destaques da Rheinmetall Automotive

Por Gustavo Queiroz

- abril 25, 2025

Kolbenschmidt (KS)

A Rheinmetall Automotive apresentou as suas novidades voltadas para a linha diesel, assim como para veículos elétricos e híbridos. De acordo com Eder Gazola, supervisor de Assistência Técnica da empresa, o portfólio apresentado reforça o compromisso com tecnologia de ponta e adaptação às novas normas de emissões.

Um dos destaques foi o pistão de aço, tecnologia que se tornou essencial a partir da norma Euro 5 e agora avança para a Euro 6. “Praticamente todas as montadoras adotam essa solução devido à pressão de injeção, consumo eficiente e exigências de redução de emissões“, explica Gazola. A linha inclui peças para modelos como o DAF Euro 6, além de componentes como bombas de água elétricas para motores Volvo 13L e sistemas EGR (Recirculação de Gases de Exaustão) para veículos diesel de todos os portes.

Eder Gazola
Gazola destaca as novidades em peças para motores Euro 6 e soluções emergentes para veículos elétricos – sempre com a mesma qualidade do mercado original | Foto: Victor Fagarassi

A durabilidade também ganhou melhorias. “O revestimento scooter, por exemplo, oferece 50% mais resistência em comparação ao convencional, graças a tratamentos por eletrodeposição“, detalha o supervisor. Outra inovação são as bronzinas com polímero, inicialmente desenvolvidas para motores start-stop e agora aplicadas em outras partes do motor. “Elas são até 20% mais resistentes e já estão presentes em mancais de marcas como a Mahle“, complementa.

Gazola enfatiza que a Rheinmetall leva ao aftermarket as mesmas soluções usadas pelas montadoras. “Se uma bronzina tem revestimento scooter ou polímero na linha original, ela chegará assim ao mercado de reposição“, afirma. A estratégia garante peças intercambiáveis entre motores Euro 5 e Euro 6, como os da Mercedes (N 460 e N 501) e MAN, mesmo em modelos com demanda ainda incipiente.

Eletromobilidade

A empresa já atua no segmento elétrico. “Temos, por exemplo, a bomba de água do Tesla para recirculação de fluido, além de componentes como bombas de óleo e vácuo elétricas para híbridos“, revela Gazola. Ainda em desenvolvimento, itens como motores de tração e packs de bateria são fornecidos diretamente às montadoras, mas a expectativa é expandi-los para reposição.

Com divisões especializadas em linhas mecânicas (Rheinmetall) e mecatrônicas (Pier Blue), o grupo reforça seu foco em inovação sustentável. “Estamos atentos às tecnologias que equilibram desempenho e redução de impacto ambiental“, finaliza Gazola.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *