A Siemens Mobility firmou contrato com a Trivia Trens S.A. para a modernização das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da rede de trens metropolitanos de São Paulo, no que se consolida como o maior projeto de Operação Automática de Trens (ATO) sobre o Sistema Europeu de Controle de Trens (ETCS) Nível 2 da América Latina. Trata-se também da maior implementação da tecnologia ETCS Nível 2 na região, abrangendo uma solução de sinalização digital que se estenderá por 140 quilômetros de trilhos e 46 estações.
O escopo do contrato inclui o desenvolvimento, fornecimento, instalação, comissionamento e operação assistida do sistema de sinalização. Como parte central do projeto, mais de 130 veículos serão equipados com as unidades embarcadas Trainguard ETCS de última geração. A frota contemplada compreende 107 trens, seis locomotivas da MRS, três da TRIVIA e 17 veículos auxiliares da “frota amarela”.
De acordo com Liubov Schachtner, CEO da Siemens Mobility no Brasil e na América Latina, a companhia trará a mais avançada tecnologia europeia para impulsionar a eficiência e a sustentabilidade do transporte urbano na capital paulista. A solução integrada fornecida também abrange componentes como o Sistema Avançado de Gerenciamento de Tráfego (ATS), sistemas modernos de intertravamento, Centro de Blocos por Rádio (RBC) e equipamentos completos de via permanente, todos respaldados por um período de garantia de dois anos e fornecimento de peças de reposição.
A tecnologia ATO sobre ETCS representa o estado da arte em sinalização ferroviária, ao combinar dois sistemas para maximizar a segurança e a eficiência operacional. Enquanto o ETCS Nível 2 provê supervisão e controle contínuos dos movimentos dos trens via rede TETRA, o sistema ATO automatiza as funções de condução até o Grau de Automação (GoA) Nível 2. Esta integração permite padrões precisos de aceleração e frenagem, paradas exatas nas plataformas e intervalos otimizados entre composições, resultando em uma operação mais fluida e confiável.
A implementação desta solução transformará a operação das linhas, elevando a frequência e a confiabilidade dos serviços. Os algoritmos de condução otimizados reduzem significativamente o consumo de energia e a demanda de potência nos horários de pico. Paralelamente, a arquitetura simplificada do sistema contribui para a redução dos custos e da complexidade de manutenção, com menos componentes instalados ao longo da via e capacidade para futuras atualizações, configurando um investimento sustentável para atender às crescentes demandas de mobilidade da cidade.