As perspectivas para a ampliação da malha ferroviária brasileira para a logística e o transporte de passageiros são positivas para o futuro do setor ferroviário no país.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a previsão é que, no próximo ano, aconteça uma aceleração relevante no número de ferrovias concedidas em todo o território nacional, após a publicação da Lei das Ferrovias (nº 14.273/2021), recentemente regulamentada pela Resolução ANTT nº 5.987/2022, e que autoriza a exploração de ferrovias pela iniciativa privada.
Segundo a ANTT, o Brasil possui requerimentos e autorizações para mais de 22 mil km de novas ferrovias, com investimentos previstos de R$ 295 bilhões, que podem gerar 3,6 milhões de empregos em todo o país.
Toda essa expectativa para novos investimentos e desenvolvimento das ferrovias brasileiras é compartilhada pelas principais associações do setor, que esperam um 2023 com avanços significativos.
Ampliação da mobilidade urbana no setor ferroviário
A diretora executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi, destaca a necessidade de ampliação da mobilidade urbana como uma das pautas que merecem atenção urgente do próximo governo.
Ela salienta que, cada vez mais, os centros urbanos estão adensados e conturbados, o que demanda um avanço nos sistemas de transporte estruturantes, com o resgate do planejamento de longo prazo e a ampliação de investimentos governamentais e privados para as parcerias público-privadas e concessões necessárias.
“Temos algumas iniciativas interessantes sendo conduzidas pelo BNDES, que podem ajudar neste avanço das redes de transporte de passageiros e também no Ministério da Infraestrutura, com a Política Nacional do Transporte Ferroviário de Passageiros que o novo governo vai ter que avaliar. Então, acredito que isso pode trazer um debate interessante para a retomada do avanço do desenvolvimento do setor”, aponta Roberta.
A publicação da Política Nacional, que tem como objetivo desenvolver o sistema ferroviário de passageiros inter-regional no Brasil, é citada também pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, como uma das prioridades no segmento de transporte de passageiros. Ele também ressalta a necessidade de ampliação da malha de metrôs, trens metropolitanos, VLTs e monotrilhos, e o lançamento do edital do Trem InterCidades entre São Paulo e Campinas.
Transporte de cargas no setor ferroviário
Para o transporte de cargas, Abate afirma: “É necessário consolidar os processos de ampliação da malha ferroviária de cargas, completando as renovações antecipadas, realizando o leilão da Ferrogrão e levando à frente as autorizações ferroviárias”, diz o presidente da Abifer.
Hermano Pinto (diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets) cita que há muita expectativa sobre os rumos do desenvolvimento do setor no Brasil com o novo governo. “Toda a indústria do setor está atenta às sinalizações de Brasília sobre a composição do Ministério de Infraestrutura e a sua atuação em pautas importantes que estão em andamento, como o Programa de Autorizações Ferroviárias, criado para atrair o investimento privado em ferrovias. Acredito que 2023 será um ano muito dinâmico para todos os players deste setor”, comenta o diretor.
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