A Scania, em parceria aprofundada com a mineradora estatal LKAB, deu um passo significativo na eletrificação do setor de mineração com a entrada em operação de um caminhão basculante 8×4 totalmente elétrico e inédito no mundo. O veículo, operando na mina de Malmberget, no norte da Suécia, é o primeiro da marca globalmente a utilizar dois eixos dianteiros direcionais elétricos, projetado para desafios extremos de carga e terreno.
Batizado como “Sleipner“, em referência ao cavalo de oito pernas da mitologia nórdica, o caminhão representa um salto tecnológico para aplicações fora de estrada pesadas. Desenvolvido sobre a plataforma modular elétrica da Scania, a configuração com dois eixos direcionais à frente confere maior capacidade de carga, melhor manobrabilidade em espaços confinados e estabilidade superior nas estradas irregulares e inclinadas das minas.
O “Sleipner” foi projetado para o segmento de serviços essenciais e mineração, com uma missão específica, o de transportar estéril (rocha sem valor econômico) de uma estação de carregamento por calha até uma área de preenchimento na localidade de Tingvallskulle. A rota, curta porém desafiadora, tem aproximadamente 5 km e um desnível positivo acumulado de 250 metros.
Com uma massa bruta total de 60 toneladas, sendo 38 toneladas de carga útil, o veículo é propulsionado por uma máquina elétrica EM C 1-4 de 400 kW. A energia é fornecida por dois pacotes de baterias MP20, totalizando uma capacidade instalada de 416 kWh. Esta configuração permite que o caminhão substitua integralmente um modelo equivalente a diesel na mesma função, sem comprometer a performance operacional.
A operação do novo caminhão elétrico está diretamente alinhada com as ambiciosas metas climáticas da LKAB. Considerando que a empresa transporta anualmente mais de 5 milhões de toneladas de estéril apenas em Malmberget, a eletrificação dessa frota promete reduções substanciais nas emissões de CO₂. “Se o desempenho for conforme o esperado, teremos uma solução totalmente livre de fósseis para o transporte de estéril em operações de mineração verdadeiramente exigentes“, afirma Peter Gustavsson, gerente de Projeto para Eletrificação de Máquinas Móveis da LKAB.
