A Renault apresentou a nova geração do Kangoo E-Tech 100% elétrico, que sucede a versão Z.E. Maxi lançada em 2013. A novidade vem com o dobro da potência da geração anterior e sua autonomia saltou de 200 Km para 300 km. A capacidade de carga, por sua vez, aumentou de 650 kg (equivalente a 3,6m3) para 800 kg (4,3m3) na versão atual. E o preço sugerido é de R$ 259.990.
Produzido em mais de 50 países e com mais de 4,4 milhões de unidades comercializadas no mundo, o Kangoo é líder em vendas em seu segmento também no Brasil. Pioneiro no segmento de veículos comerciais elétricos, o modelo já acumula mais de 600 unidades emplacadas no país.
“O Kangoo é um veículo emblemático para a Renault em todo mundo e, no Brasil, sua versão elétrica é reconhecida por grandes empresas que buscam atingir seus objetivos de descarbonização por sua praticidade, baixo custo de operação e por todo o suporte que a marca oferece, por meio de sua Rede Pro+. Essa nova geração do modelo chega ao mercado para consolidar essa trajetória de sucesso”, comenta Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Motorização
O novo motor do Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece 90 kW de potência (120 cv) e 25 kgfm (245 Nm) de torque e vem equipado com uma nova bateria de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes e facilmente reparáveis, segundo o fabricante. O componente conta com um sistema de refrigeração líquida e resistência elétrica, o que permite o uso na zona de temperatura adequada, garantindo sua autonomia e reduzindo o tempo de recarga. A garantia da bateria foi estendida de cinco para oito anos ou 160.000 km e, caso a sua capacidade diminua para menos de 70% do valor nominal nesse intervalo, a Renault garante a substituição do componente.

Os compradores do produto poderão escolher entre três formas de carregamento. A primeira, de 2,3 kW, utiliza as tomadas domésticas padrão ABNT em 220 volts; a segunda, trifásica de 3,7 kW até 22 kW (inédito em veículos comerciais) está disponível em postos públicos e wallboxes, enquanto a terceira é baseada em um carregador ultrarrápido DC de 80 kW (corrente contínua), disponível sem postos de rodovias. O tempo de carregamento é de 2h40 para alcançar de 15% a 80% de carga quando conectada a uma Wallbox de 11 kW e menos de seis horas em uma Wallbox de 7,4 kW.
O veículo oferece seis estilos de condução diferentes, em benefício do conforto e a autonomia. Incluindo três modos de frenagem regenerativa – cruzeiro (para uso em rodovias ou vias rápidas), drive (para uso mais versátil) e freio (para engarrafamentos e trechos de serra). Para garantir o menor nível de ruído à bordo, o Kangoo E-Tech 100% elétrico conta com isolamento acústico reforçado, vidros 11% mais grossos e uso de estofamentos de espuma, entre outras melhorias. O interior do utilitário foi atualizado e agora conta com novo painel horizontal e um novo volante com os controles principais. O banco é regulável na altura e profundidade e vem reforçado com espuma e tecidos mais resistentes. Além de ar-condicionado, o veículo vem equipado com sistema multimídia Renault EASY LINK e tela de 8” embutida no painel.
Menor custo operacional

Para dar suporte ao produto, a empresa oferece o programa “Renault Pro+”, um amplo portfólio de serviços para o cliente profissional da marca, incluindo uma consultoria plena desde o momento da compra até a manutenção programada. Para tanto, o “Renault Pro+” dispõe de uma rede de 43 concessionárias credenciadas em 19 estados, além do Distrito Federal, com área específica, dedicada exclusivamente à manutenção de veículos utilitários.
Alex Dias, diretor para vendas a empresas da Renault do Brasil, explica que a marca possui grande experiência no desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos elétricos. “Esse pioneirismo nos permite oferecer soluções para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota”.
