Produção da Mercedes-Benz na Argentina muda de endereço

Último veículo sai da linha após 74 anos na fábrica de Virrey del Pino e produção migra para nova planta em Zárate, com investimento de US$ 110 milhões

Por Gustavo Queiroz

- dezembro 2, 2025

Fábrica da Mercedes Benz de Zárate

Num movimento que marca o fechamento de um ciclo e a abertura de um novo capítulo industrial, a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina, subsidiária local da alemã Daimler Truck AG, finalizou oficialmente nesta semana a produção em sua tradicional planta de Virrey del Pino. A última unidade fabricada no emblemático Centro Industrial Juan Manuel Fangio saiu da linha de montagem, encerrando atividades que duraram 74 anos no local, e dando início ao processo de transição e desmobilização rumo às novas instalações no Centro Industrial Zárate, cujo início de operações está previsto para 2026.

A decisão consolida um plano de reestruturação e modernização que representa um investimento total de US$ 110 milhões. O anúncio foi feito simultaneamente à celebração do quarto aniversário da empresa como uma entidade independente dentro do grupo Daimler Truck, estrutura criada em dezembro de 2021. A planta de Virrey del Pino, localizada na província de Buenos Aires, era um símbolo da presença industrial alemã no país, reconhecida como a primeira unidade produtiva da Mercedes-Benz estabelecida fora da Alemanha.

Em declaração formal, Raúl Barcesat, CEO da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina, enfatizou o caráter estratégico da mudança. “Com a transferência de nossas operações para Zárate, estamos escrevendo um novo capítulo no futuro da empresa na Argentina. Este novo centro industrial nos permitirá produzir com maior eficiência e tecnologia de ponta. Nossa ambição é construir a melhor empresa de caminhões e ônibus e continuar liderando o mercado argentino“, afirmou o executivo. A mensagem reforça o posicionamento da marca de “acompanhar todos aqueles que mantêm o mundo em movimento“.

A visão continental do projeto foi destacada por Denis Güven, presidente da Mercedes-Benz Brasil e CEO da Mercedes-Benz América Latina. “Temos uma história de sucesso que nos enche de orgulho na Argentina. A inauguração do novo centro industrial em Zárate é a prova de um futuro promissor. Nesta planta, produziremos com alta qualidade, mantendo nosso compromisso de oferecer os melhores veículos comerciais e serviços nos quais nossos clientes sul-americanos confiam“, disse Güven.

Centro Industrial Juan Manuel Fangio
Último caminhão montado no Centro Industrial Juan Manuel Fangio | Foto: Divulgação

Por mais de sete décadas, o complexo de Virrey del Pino foi o coração da produção de veículos comerciais da marca no país, tendo sido o local de fabricação do primeiro caminhão Mercedes-Benz na Argentina. De suas linhas de produção saíram milhares de caminhões e chassis de ônibus que percorreram todas as rotas do território nacional, tornando-se parte integral da malha logística e do transporte de passageiros do país.

O novo Centro Industrial Zárate, fruto do volumoso investimento, já começa a mostrar seus primeiros braços operacionais. Desde o final de 2024, entrou em funcionamento no mesmo terreno o Centro Logístico de Peças, uma instalação estratégica que centraliza e otimiza a distribuição para uma rede nacional de 45 concessionários. Este centro oferece serviços diferenciados, como a entrega de “peças urgentes” no mesmo dia ou em até 48 horas, reduzindo significativamente os tempos de inatividade dos veículos dos clientes.

A planta principal, cujas obras seguem em andamento, foi projetada com foco em flexibilidade e eficiência logística. Sua localização próxima ao complexo portuário de Zárate é um diferencial estratégico para a cadeia de suprimentos e para futuras operações de exportação. Inicialmente, as linhas de montagem em Zárate serão dedicadas à produção dos modelos de caminhões Accelo e Atego, dos chassis de ônibus das famílias OH e OF, e da linha de peças remanufaturadas (REMAN), que oferece componentes com a mesma garantia das peças originais.

A transição envolve a migração progressiva de processos, tecnologia e know-how. A empresa mantém sua sede administrativa em Munro, um centro de treinamento (Training Center) no norte da província de Buenos Aires, e conta com uma força de trabalho que supera os 2.000 colaboradores em todo o país.

O encerramento da produção em Virrey del Pino é, portanto, não um adeus, mas uma mudança de endereço dentro de um projeto de longo prazo que busca alinhar a operação argentina aos padrões globais de eficiência, competitividade e inovação da Daimler Truck AG.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *