Quem visitou a Agrishow 2025 não deixou de notar um dos locais mais concorridos da feira: o estande da RAM. Juliano Machado, vice-presidente da marca para a América do Sul, não escondia seu entusiasmo de ver seu palco de exposições lotado de visitantes. “É uma grande alegria constatar a gigantesca afluência de público ao nosso espaço na feira, o que revela que nossos produtos atingiram o status de objeto de desejo dos consumidores, especialmente os ligados às regiões do agronegócio”.
O lugar de destaque no estande da RAM na Agrishow, sem surpresa, foi ocupado pela 3.500 Long Horn, o topo da gama das picapes no Brasil. “A 3.500 Long Horn é a picape mais desejada do agro porque ela já vem preparada”, diz o executivo.
Para chegar a essa posição o “picapão” contou com o desenvolvimento pela engenharia de itens de grande demanda do mercado. O modelo vem equipado com pneus para terra e a suspensão é muito forte, mesmo para um veículo que puxa até 9 toneladas de carga.
“Para quem tem um trailer, por exemplo, esse é o carro certo”, diz Machado, em alusão à força da Long Horn e sua confiabilidade. Tão versátil é a picape que é possível até instalar uma quinta-roda, além de vários outros itens oferecidos opcionalmente sob demanda do cliente. Vale lembrar que todas as picapes RAM têm tração 4×4.
Atenção aos detalhes
Cada item do veículo foi levado em conta, incluindo o compartimento de carga desenvolvido à exaustão. “As caçambas são protegidas por um revestimento. Então, quem precisa carregar carga, precisa levar sacos de semente, adubo e fertilizante não precisa forrar a caçamba porque ela já com proteção”, diz ele.
Para situações de lazer, então, nem se fala. Depois de uma semana de labuta, até mesmo o churrasco de fim de semana pode ser favorecido. Tudo por conta do Humbox, dois armários laterais integrados à caçamba, que permitem transportar 127 litros de gelo cervejas e refrigerantes cada um, para alegria dos participantes. Providencialmente, também, cada Humbox tem um dreno para expulsar a água dos compartimentos.
Na caçamba propriamente dita, a RAM 3.500 também inclui conveniências para o usuário. A superfície totalmente protegida mostra ranhuras para separação de objetos pessoais e carga em várias proporções. Enquanto uma tomada elétrica de 117 V permite a ligação de ferramentas e carregamento de vários equipamentos. “A picape oferece muito – ressalta Machado -, se precisar instalar um mourão é só puxar o furador e ligá-lo à tomada. Tudo muito prático e confortável”.
O executivo assegura que as picapes RAM, incluindo o modelo 1.500 de entrada, aguentam tudo que o agricultor precisa carregar. E contam com facilitadores como o divisor de caçamba, que também ajuda a amarrar a carga e as bagagens. É só arrumar, travar e destravar.
O mesmo ocorre no caso de cargas indivisíveis como motocicletas, quadriciclos etc. A capacidade de carga máxima é de 1 tonelada e a capacidade volumétrica varia, porque é possível colocar um expansor, aumentando o comprimento da caçamba.
Segundo Juliano Machado, o potencial de mercado dessas grandes picapes também é notável, ao lembrar que a marca já ganhou duas vezes o Prêmio Lótus Campeão de Vendas, por causa do bom desempenho dos modelos. “Estamos falando de uma média de 3.500 unidades/ano. Mas o potencial é muito maior”. Mesmo com os juros elevados, Machado mantém essas projeções para o ano. “Especialmente com a ajuda da Agrishow, onde esperamos vender cerca de 80 carros”, comemora.
LEIA MAIS: Frio que gera negócios: a refrigeração no transporte de alimentos