Novo Grupo Archion integra as marcas Mitsubishi Fuso e Hino

Sinergia tem o objetivo de somar forças para as plataformas de veículos pesados, médios e leves

Por Gustavo Queiroz

- outubro 10, 2025

Executivos formalizam a criação da Archion Corporation

As fabricantes de caminhões e ônibus Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (Mitsubishi Fuso) e Hino Motors Ltd. (Hino) divulgaram oficialmente o nome e os principais detalhes corporativos da nova holding que integrará seus negócios a partir de 1º de abril de 2026. A Archion Corporation, resultado do acordo final de integração assinado em 10 de junho de 2025 entre suas controladoras Daimler Truck AG e Toyota Motor Corporation, terá sede no distrito de Shinagawa, em Tóquio, no Japão.

O nome Archion foi concebido a partir dos conceitos de “arcos”, simbolizando a conexão entre as empresas e suas partes interessadas, e “Eons”, representando a construção do futuro dos transportes para as próximas gerações. A visão central do grupo é “entregar o futuro da mobilidade comercial”, com foco no cliente e no contributo para um sistema de transportes sustentável.

A estratégia operacional do grupo será baseada na identificação de sinergias potenciais, com destaque para a “Estratégia de Plataforma Integrada”. Esta iniciativa visa combinar as forças das duas empresas em plataformas de veículos pesados, médios e leves para aumentar a competitividade do produto, expandir o portfólio, melhorar a eficiência de custos e acelerar o lançamento de novos modelos, preservando as características distintivas das marcas Fuso e Hino.

Para suportar esta estratégia, as funções de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), suprimentos, produção e logística serão integradas e racionalizadas. A consolidação do desenvolvimento permitirá a redução de investimentos duplicados, enquanto a agregação de volumes de compra gerará economias de escala significativas. Na produção, as cinco fábricas domésticas atuais serão consolidadas em três localizações até o final de 2028: a Fábrica de Kawasaki, a Fábrica de Koga e a Fábrica de Nitta. As operações da planta Nakatsu da Mitsubishi Fuso serão transferidas para Kawasaki, e a planta de Hamura da Hino será transferida para a Toyota Motor Corporation.

Os ganhos de eficiência gerados pela integração permitirão o redirecionamento de recursos para investimentos em tecnologias CASE (Conectada, Autônoma, Compartilhada e Elétrica). O grupo pretende aproveitar a expertise em hidrogênio da Toyota e da Daimler Truck para desenvolver tecnologia de célula a combustível de classe mundial, além de acelerar a inovação em direção autônoma e soluções de mobilidade conectada.

A Archion também anunciou sua estrutura de liderança chave. Karl Deppen, atual Presidente e CEO da Mitsubishi Fuso, foi designado como Representante Director e CEO da holding – ele também já foi o presidente e CEO da Mercedes-Benz do Brasil). Hetal Laligi, CFO da Mitsubishi Fuso, assumirá o cargo de Representante Diretor e CFO. Satoshi Ogiso, atual CEO da Hino Motors, foi nomeado Diretor Executivo e Chief Technology Officer (CTO), responsável pelo roadmap tecnológico e pelas sinergias técnicas do grupo. Christian Herrmann, da Daimler Truck, e Kiyotaka Ise, da Sumitomo Riko, foram designados como Diretores Não-Executivos.

O grupo visa uma estrutura acionária onde Daimler Truck e Toyota detenham, cada uma, 25% das ações, com planos de listagem no Mercado Prime da Bolsa de Valores de Tóquio. A finalização do negócio está sujeita às aprovações regulatórias e dos acionistas.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *