Mercedes-Benz Special Trucks transforma Unimog em artigo de luxo

Toda a personalização interna, que teve como objetivo criar um ambiente altamente sofisticado, foi desenvolvida pela Hellgeth Engineering

Por Gustavo Queiroz

- dezembro 16, 2025

Mercedes Benz Special Trucks Unimog

Em um movimento audacioso que redefine os limites entre a robustez utilitária e o requinte absoluto, a Mercedes-Benz Special Trucks, em aliança com os mestres-artesãos da Hellgeth Engineering, revelou o que pode ser considerado o “unicórnio” mecânico do mundo fora de estrada: um Unimog concebido para dominar a terra e atiçar os sentidos. Se trata de um veículo conceito que explora o futuro do luxo extremo, materializado sobre um chassi nascido para desafiar infernos pantanosos e montanhas inóspitas.

A revelação, um prelúdio para as comemorações do 80º aniversário do ícone alemão em 2026, se mostra mais do que um exercício de estilo, mas uma resposta tangível a um desejo contundente de uma clientela global que exige, e pode pagar, pelo ineditismo. “Este Unimog é uma declaração de inovação e paixão. Realizamos a visão de fundir a robustez e a capacidade lendárias do Unimog com um padrão inteiramente novo de conforto e perícia em engenharia”, declara Franziska Cusumano, CEO da Mercedes-Benz Special Trucks.

Mercedes-Benz Special Trucks Unimog
Mercedes-Benz Special Trucks Unimog | Divulgação

O Unimog U 4023, projetado para as missões civis e militares mais severas, conta com maior altura de solo, um quadro de chassi flexível que articula como o corpo de um inseto sobre obstáculos, tração nas quatro rodas com diferencial blocante nos dois eixos. O coração padrão de quatro cilindros foi extirpado. Em seu lugar, lateja o motor OM 936, um seis-em-linha a diesel da Mercedes-Benz, agora com uma entrega sintonizada para 220 kW (300 cv). A transmutação não visa apenas números brutos; busca uma orquestração refinada. A reprogramação da transmissão e os ajustes dinâmicos prometem uma suavidade de operação até então estranha a um veículo de tal magnitude.

A cabine dupla foi transformada numa sala de estar blindada para até quatro ocupantes em um ambiente distante de uma “cabine de caminhão”. Superfícies em couro premium recobrem cada superfície de toque, com costuras coloridas que serpenteiam como assinaturas de alfaiate sobre os assentos ergonômicos. O piso é tapetado com materiais que jamais conhecerão a lama, iluminados por uma atmosfera de LED ajustável. O volante multifuncional e os comandos surgem como em um S-Class, mas a vista periférica é dominada pelo horizonte elevado e pela ausência de espelhos laterais convencionais, substituídos pelo sistema de câmeras digitais que projeta imagens em monitores de alta definição dentro da cabine. O “MirrorCam”, além de reduzir o arrasto aerodinâmico, oferece uma visibilidade panorâmica desobstruída, ampliando a sensação de segurança.

O interior da cabine do Unimog foi personalizado pela Hellgeth Engineering | Foto: Divulgação
O interior da cabine do Unimog foi personalizado pela Hellgeth Engineering | Foto: Divulgação

A estética é um estudo de contradições harmoniosas. A silhueta inconfundível e agressiva do Unimog é recoberta por uma pintura cinza fosso, uma camuflagem urbana e sofisticada. As rodas de alumínio do tipo beadlock — normalmente associadas a pneus fora de estrada de pressão ultrabaixa — brilham com um acabamento premium, ancorando pneus All-Terrain de perfil monumental. A frente é dominada por faróis LED de assinatura moderna, que lançam um olhar tecnológico e imponente.

Este show car é único em sua configuração técnica atual, mas não permanecerá como um mero objeto de museu. Em 2026, ele será submetido a um teste de fogo singular e será entregue a um cliente seleto para ser utilizado em condições reais para a coleta de dados operacionais, direcionando uma potencial fase de desenvolvimento futuro.

O que surge, portanto, não é um Unimog com verniz de luxo. É uma nova espécie de veículo. Uma máquina que mantém a capacidade de escalar um morro íngreme a 45 graus, atravessar águas profundas e arrastar toneladas, mas que, ao final da jornada, oferece um interior que rivaliza com os SUVs mais caros do planeta.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *