Em sua participação na Agritechnica 2025, a MAN Truck & Bus lançou o MAN TGS 18.540 4×4, um caminhão concebido especificamente para atender às demandas do setor agroindustrial. O veículo foi desenvolvido para operar nas rotas entre a lavoura e os centros de processamento, inclusive em condições adversas de solo.
A unidade motriz do TGS 18.540 4×4 BL SA é o conhecido motor D2676 de 12,4 litros Euro 6, que gera uma potência de 540 cv e torque máximo de 2.650 Nm disponível a partir de 930 rpm. A transmissão automatizada é a MAN TipMatic de 12 marchas, que inclui programas de condução calibrados para operação off-road, performance e eficiência. O conjunto é complementado pela tração integral permanente e por pneus agrícolas de banda larga, projetados para serem menos agressivos ao solo, assegurando tração mesmo em terrenos encharcados e pastagens.
O sistema hidráulico load-sensing, com vazão de até 100 litros por minuto, e o engate de reboque com direção forçada permitem o controle preciso de equipamentos e reboques agrícolas. A cabine de dimensões médias, designada “NN”, prioriza a robustez e a praticidade, oferecendo ao motorista visibilidade otimizada, acesso confortável e amplo espaço de armazenamento, características consideradas ideais para aplicações no agronegócio.
No aspecto estético e funcional, o caminhão agrícola recebeu o pacote MAN TGS INDIVIDUAL LION S, que incorpora elementos como faróis de alto desempenho em LED e detalhes em carbono e vermelho. O ambiente interno é centrado no condutor, com o cockpit equipado com o sistema intuitivo MAN SmartSelect e o cluster de instrumentos Professional de 12,3 polegadas, garantindo um ambiente de trabalho ergonômico e seguro mesmo durante movimentos bruscos da carroceria.

A segurança é reforçada por recursos como o Lane Return Assist (LRA), sistema de câmera de ré, cruise control adaptativo ACC Stop & Go e o freio motor MAN PriTarder com capacidade de retenção de 625 kW, apropriado para deslocamentos com carga pesada e em declives acentuados. Um elemento crítico de proteção é a barra de rollover ROPS, instalada atrás da cabine, que aumenta a resistência da estrutura em caso de tombamento, assegurando um espaço de sobrevivência para o operador.
Em termos de flexibilidade operacional, o TGS agrícola está equipado com pino-rei e cavalete de reboque, permitindo sua adaptação a uma variedade de tarefas de transporte. Sua homologação como veículo LOF (agricultura ou silvicultura) confere vantagens práticas significativas, como a isenção da proibição de circulação aos domingos e a dispensa do uso de tacógrafo, facilitando a logística diária das propriedades rurais.
