Macroex anuncia entrada no segmento ferroviário

Empresa quer atender concessionárias, operadoras de vias férreas e órgãos públicos também no transporte ferroviário de cargas e de passageiros

Por Gustavo Queiroz

- novembro 12, 2025

Trem cargueiro entre cafezais

Em um movimento estratégico de diversificação e expansão de suas operações, a Macroex Importadora, empresa capixaba com quase duas décadas de experiência em comércio exterior, anuncia sua entrada formal no segmento ferroviário nacional. A empresa, que já atua em setores como rochas ornamentais, aviação executiva e alimentos, consolida sua atuação como integradora de soluções e volta seu foco para o transporte ferroviário de cargas e de passageiros, adotando um modelo operacional do tipo One Stop Shop (Solução Completa). A proposta é atender concessionárias, operadoras de vias férreas e órgãos públicos com um pacote integrado que combina assessoria consultiva técnica e comercial.

Este serviço completo engloba desde a busca e seleção de equipamentos junto a fornecedores estrangeiros, passando por todo o processo de importação, estudos de tributação, planejamento logístico e entrega em território nacional. O portfólio oferecido pode incluir um amplo leque de itens, como rodas e eixos ferroviários, componentes de frenagem e suspensão, peças para material rodante, máquinas para oficinas ferroviárias e rebocadores para veículos ferroviários. Todos os produtos importados pela Macroex seguem rigorosos padrões de certificação internacional e nacional, incluindo UIC, ABNT e AAR, assegurando conformidade com os requisitos técnicos e de segurança exigidos pelo setor.

Realizamos uma análise de viabilidade na busca e aquisição de equipamentos e peças, organizando todo o processo de importação e logística até o recebimento no cliente. A estrutura no Brasil garante um pós-venda ágil“, afirmou Aurelio Pretti Ribeiro, diretor-presidente da Macroex. O momento para a investida é considerado propício, uma vez que o Brasil possui uma malha ferroviária de aproximadamente 30 mil quilômetros, mas apenas entre 10 e 12 mil quilômetros estão em operação efetiva.

O contexto regulatório e de investimentos também favorece a nova frente de negócios. Para 2026, o governo federal prevê a realização de oito leilões de concessão ferroviária, com o objetivo de captar R$ 530 bilhões em investimentos de longo prazo e revitalizar trechos considerados produtivos. Durante os preparativos da COP30, o governo sinalizou o avanço do projeto da Ferrogrão, ferrovia estratégica para o escoamento da produção agropecuária, que vai conectar Sinop (MT) a Pirituba (PA).

Paralelamente à expansão para o setor sobre trilhos, a Macroex mantém sua trajetória de crescimento em outros segmentos. Em 2025, a empresa consolidou sua atuação no nicho de aviação executiva, com a previsão de importar dez aeronaves até o final do ano, um tema destacado pelo diretor-presidente durante participação no Algoritmo Podcast. Na ocasião, Pretti também reforçou a relevância do Espírito Santo como um dos principais polos logísticos do Brasil, citando a eficiência do complexo portuário capixaba como um diferencial estratégico para as operações de comércio exterior.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *