Bom começo de ano para a indústria dos implementos rodoviários no Brasil. No mês de janeiro as empresas entregaram ao mercado doméstico 11.461 produtos, contra 11.288 unidades registradas no primeiro mês do ano passado. Isso representa variação positiva de 1,53%.
“O resultado desse primeiro mês ficou dentro da expectativa da ANFIR com o segmento Leve se destacando e o Pesado registrando volume de emplacamentos abaixo do mesmo mês do ano passado, mas não é uma situação preocupante. As operações logísticas do agronegócio, como a colheita da soja, estão no início e isso deve refletir positivamente nas vendas de Reboques e Semirreboques”. Diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
Por segmento
Em janeiro de 2025 o total de produtos Leves emplacados foi de 5.270 unidades. No mesmo mês de 2024, as vendas foram de 4.213 produtos. Isso representa variação positiva de 25,09%. Com exceção de Betoneira e Baú Lonado todas as linhas de produtos apresentaram crescimento.
No segmento Pesado, foram entregues ao mercado em janeiro desse ano 6.191 unidades. Em mês igual de 2024, a indústria vendeu 7.075 produtos, o que representa variação negativa de 12,49%. Alguns dos destaques foram Porta Conteiner, Baú Carga Geral, Carrega Tudo, Frigorífico, Tanque Carbono e Baú Lonado.
LEIA MAIS: Águia Branca entra no mercado de Seguros no Brasil